Grande patrimônio cultural da China, inclusive tombado pela UNESCO, as Grutas de Longmen são um complexo de templos budistas escavados na rocha, formados por cavernas, enormes estátuas e arte em relevo. Com um visual impressionante às duas margens do Rio Yi, Longmen fica na cidade de Luoyang, na província de Henan, a 800 km de Pequim.
No total, são mais de 2.300 cavernas e nichos artificiais que se estendem por cerca de um quilômetro. Os números continuam a surpreender: cerca de 110 mil estátuas budistas de vários tamanhos e 2.800 inscrições em pedra. Tudo isso foi escavado meticulosamente à mão em paredões de rocha calcária no período das dinastias Wei e Tang, quando Luoyang era a capital chinesa – entre os séculos V e VIII.
Infelizmente, as estátuas sofreram um pouco com a ação das intempéries e até de vandalismo ao longo dos séculos, mas a grandeza desse enorme monumento foi preservada e encanta pessoas do mundo inteiro – milhares de turistas visitam essa atração todos os anos. Para admirar as Grutas de Longmen é preciso adquirir um ingresso. Também é possível pagar por passeios de barco que oferecem ótimas vistas do lugar.
Há uma ponte de pedestres que liga as duas margens do rio, mas é do lado oeste que ficam as principais cavernas. O destaque fica por conta da chamada Fengxian Si, que possui nove grandes estátuas, incluindo uma do Buda sentado de 17 metros de altura. Para conhecer toda a extensão de Longmen, é necessário fazer uma caminhada de quase três quilômetros e subir muitos degraus. Mas para conhecer o maior representante de esculturas em pedra da China, o esforço vale a pena.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Amnat-Ketchuen