O distrito de Exuma guarda um conjunto de 365 ilhas e ilhotas – uma para cada dia do ano – no centro das Bahamas, entre 55 km e 260 km da capital Nassau. São as chamadas Exumas, onde estão algumas das paisagens mais paradisíacas do país.
Nas duas principais ilhas do arquipélago, Great Exuma e Little Exuma, há alguns poucos vilarejos, cujas faixas litorâneas são dominadas por grandes hotéis pé na areia, além de algumas pousadas. Já as ilhas menores, ou “cays”, são conhecidos destinos dos ricos e famosos e, por isso, abrigam mansões e resorts de luxo.
Algumas ilhotas são praticamente desabitadas, com bancos de areia que aparecem de acordo com a maré e cercadas por recifes de corais protegidos que formam ótimos pontos de mergulho e snorkel. Por tudo isso, as Exumas têm o privilégio de ser um lugar tranquilo, com praias isoladas e poucos turistas – local perfeito para quem quer apenas relaxar em um ambiente exclusivo.
As praias são exatamente aquilo que se espera do Caribe: mar calmo e cristalino, águas em azul turquesa e areia branca e fofa. E o melhor: é possível não encontrar nenhum outro turista e ter uma praia inteira só para você. Uma das melhores é a Tropic of Cancer Beach, a mais longa das Exumas. Entre as cays, não deixe de visitar a Big Major’s Cay, famosa pelos porcos que nadam.
Em Great Exuma há um aeroporto internacional. Além disso, é possível chegar ao arquipélago de barco a partir de Nassau. Barcos também fazem os trajetos entre as ilhas.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / astra490