As Devils Marbles são enormes pedras de granito, distribuídas por um vale amplo e raso, 100 quilômetros ao sul de Tennant Creek no Território do Norte da Austrália.
Formadas pela erosão ao longo de milhões de anos, as Devils Marbles são compostas de granito, que surge como uma ilha no deserto. Elas variam de tamanho, de 50 cm a seis metros.
Muitas das enormes pedras são equilibradas precariamente no topo umas das outras, parecendo desafiar a gravidade. Atualmente, elas continuam a rachar e sofrer erosão, criando uma paisagem que está sempre mudando. As Devils Marbles têm grande importância para os aborígenes. A maior parte da reserva de conservação é protegida pela Aboriginal Sacred Sites Act (Lei de Locais Aborígenes Sagrados) do Território do Norte.
Não há caminhadas oficiais nas Devils Marbles, apenas uma rede de trilhas informais sem guia no lado leste da reserva. Siga a rede de caminhos e saiba como a maravilha geológica foi formada e resistiu aos elementos da natureza. Cada pedra tem uma aparência diferente. Você pode andar pelo local por um longo período e encontrar novas vistas interessantes. Anualmente, entre maio e outubro, os guardas florestais oferecem um programa de eventos ao vivo no local como parte do Territory Parks Alive Program.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Istock/ fotofritz16