O que você sabe sobre o Amapá? Já parou para pensar nas belezas escondidas que o estado pode ter? Destino pouco comum no imaginário principalmente dos viajantes do Sul e Sudeste, um lugar no Amapá, em especial, merece destaque. É a região da cidade Laranjal do Jari no Amapá, repleta de belíssimas cachoeiras, como a de Santo Antônio.
Localizada a 270 quilômetros de Macapá, a cachoeira é o principal atrativo do lugar. Situada no Rio Jari, há cerca de quarenta minutos de catraia da cidade de Laranjal do Jari, tem precipitação de 2000mm/ano, ao atingir o maior volume d água. Formada por processos vulcânicos ocorridos há milhões de anos atrás, conta com várias quedas d’água. As maiores quedas chegam a uma altura de trinta metros.
Cercada pela floresta tipicamente Amazônica, proporciona um cenário de rara beleza e exotismo no interior da Amazônia Oriental.
Para chegar até a cachoeira, do porto da cidade de Laranjal, é possível pegar uma catraia no rio Jarí para fazer o trajeto. Os barqueiros passam o dia no local, deixando o visitante à vontade para contemplação da natureza e banhos nas águas do Jari.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Setur Laranjal do Jarí