Em 2007, foram anunciados os monumentos que passaram a integrar a lista das “7 maravilhas do mundo moderno”. A cerimônia, por ter sido realizada em Lisboa, inspirou outra lista: as “7 Maravilhas de Portugal ®”. Com a intenção de promover a identidade nacional, os vencedores foram escolhidos em votação pelos próprios portugueses. Construções de importante valor histórico e cultural, esses monumentos também são pontos turísticos imperdíveis para quem visita o país. Confira:
Castelo de Guimarães
Localizado em Guimarães, norte de Portugal, o castelo foi construído no século X como proteção contra os ataques dos mouros. Dizem que ali nasceu D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Além disso, a história do castelo está muito ligada às batalhas pela independência do país.
Castelo de Óbidos
Uma das vilas mais charmosas de Portugal, Óbidos destaca-se por ter preservado a muralha que cerca o centro histórico e o castelo, que foi ampliado e fortificado durante a Idade Média. Hoje, o castelo funciona como um hotel bem romântico, a Pousada Castelo de Óbidos.
Mosteiro de Alcobaça
Principal monumento da cidade de Alcobaça, o mosteiro data do século XII, sendo considerada a primeira construção gótica do país. De grandes dimensões, foi a última fundação de São Bernardo. Dentro do mosteiro estão os túmulos de D. Pedro I (o de Portugal, não o do Brasil) e D. Inês de Castro, que viveram uma trágica e famosa história de amor.
Mosteiro da Batalha
Em 1385, D. João I fez uma promessa: se saísse vencedor da batalha em Aljubarrota, construiria um mosteiro em homenagem a Nossa Senhora. E assim foi erguido o Mosteiro da Batalha, com um estilo gótico e manuelino.
Mosteiro dos Jerônimos
Localizado na região de Belém, Lisboa, o Mosteiro dos Jerônimos é uma construção impressionante que levou quase um século para ser concluída. Só a fachada tem 300 metros de extensão. Um dos projetos mais primorosos foi o da Igreja de Santa Maria de Belém, com o pé-direito bem alto, onde estão os túmulos de Camões e Vasco da Gama.
Palácio Nacional da Pena
Obra-prima do romantismo em Portugal, é o monumento mais conhecido da bela cidade de Sintra, vizinha a Lisboa. No topo de uma montanha, o palácio tem uma arquitetura única, que mistura cores fortes e elementos manuelinos e de influência moura.
Torre de Belém
Erguida às margens do Rio Tejo, em Lisboa, no começo do século XVI, a Torre de Belém tinha uma função estratégica e militar de defesa. É um dos símbolos da época áurea das Grandes Navegações.
Mais informações em: 7maravilhas.pt
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / daneroner