Ícone do site Qual Viagem

Conheça a tradicional Festa da Flor na Ilha da Madeira

Com a chegada da primavera, quando se sente ainda mais intenso o perfume das flores das ilhas da Madeira, em Portugal, é comemorada a Festa da Flor, que celebra o florescer típico da época e destaca todo o encanto de uma das maiores atrações do local. A capital do destino, Funchal, torna-se o palco principal deste espetáculo multicolorido.

Foto por iStock / AnnaBreit

O festival é anual e, este ano, acontece até 21 de maio, com uma programação intensa. Entre as atrações estão o Cortejo Infantil e o Grande Cortejo da Flor, em que centenas de pessoas e carros alegóricos decorados com o tema atravessam o centro da cidade ao som de variadas apresentações musicais, mostrando a exuberante e diversificada flora da Madeira. Um dos eventos mais esperados do festival é o Madeira Auto Parade, que acontece no dia 14 e conta com 400 veículos antigos e 160 figurantes que saem da Praça da Autonomia.

Foto por Francisco Correia

No Mercado das Flores é possível conhecer as inúmeras espécies florais tradicionais da região. A exposição e os tapetes de flores decoram grande parte da cidade nos dias de festa. Na Praça do Povo, em Funchal, o evento ainda conta com diversos workshops que demonstram a construção dos tapetes florais e a montagem de arranjos, ensinam o tradicional Bordado da Madeira e explicam mais sobre os famosos vinhos da ilha.

Foto por iStock / AnnaBreit

Entre as novidades para 2017, o festival terá três dias de muita música, com os Concertos da Festa da Flor. As apresentações acontecerão entre 19 e 21 de maio, e, a cada dia, em lugares e com temas diferentes. O Palácio São Lourenço abriga o concerto barroco “Jardim Harmônico”; a Igreja Inglesa traz o tema “As Flores Musicais”, com o belo recital de canto lírico; e a Fortaleza de S. Tiago terá o concerto romântico “O Som das Flores”, com temas de filmes entoados por vozes, piano, bateria e bandolins. Todos têm entrada gratuita.

Mais informações em: visitmadeira.pt

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Francisco Correia

Comentários

Sair da versão mobile