A região da Basilicata, ao sul da Itália, é pouco povoada e um tanto desconhecida para muitos, mas é lá que está suas duas províncias magnificas: a de Matera e de Potenza.
A capital da Basilicata é Potenza, que fica situada mais ao noroeste da região. Devido aos terremotos naquela parte da Itália, a cidade de Potenza ficou severamente destruída e acabou perdendo parte de seu centro histórico, mas hoje ainda é possível encontrar parte do que foi preservado.
Potenza, apesar de ser pequena, possui muitos atrativos para conhecer, como a Catedral de Acerenza, uma igreja católica construída no estilo romano e uma das mais notáveis da região. Foi homenageada como a Igreja de Virgem Maria de Assunção e de São Câncio, padroeiro local.
O principal point turístico, no entanto, é Matera. Conhecida por ser um local tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a cidade abriga um dos mais incríveis conjuntos arquitetônicos do país, os sassi, casas que foram escavadas nas rochas de tufo calcário.
Hoje os sassi já não são mais habitáveis, mas fazem parte de uma obra de requalificação e de imensurável valor cultural para a cidade.
Matera foi cenário de muitos filmes, assim como outras cidades italianas, mas foi lá que Mel Gibson filmou e retratou “A Paixão de Cristo”, um dos filmes bíblicos mais impactantes da história cinematográfica.
E falando em Cristo, a cidade tem algo em comum com o Brasil. Matera também tem um Cristo Redentor. A estátua fica localizada no Monte de San Biagio e foi construída alguns anos depois da que tem no Rio de Janeiro, além de ter mais de 10 metros a menos. Foi encomendada pelo Conde Stefano Rivetti de Valcervo e esculpida pelo artista florentino Bruno Innocenti.
Matera foi denominada Capital Europeia da Cultura para o ano de 2019, por explorar o Patrimônio histórico e arquitetônico urbano, juntamente com Plovdiv, na Bulgária.
Texto por: Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock/ bluejayphoto