Com menos de 600 habitantes, a pequenina vila de Beynac- et-Cazenac é mais surpreendente do que se imagina. Erguida sob uma montanha ao longo do rio Dordonha, a cidadezinha medieval possui uma história mais longa do que aparenta.
Segundo objetos encontrados na região, desde a Idade de Bronze a cidade já era habitada por humanos. Foram os gauleses, no entanto, que fizeram de Beynac um ponto comercial que disponibilizava vinhos italianos para comunas vizinhas.
Durante o século XII, foi construído o castelo de Beynac, que além de atuar como residência de oficiais era o ponto de observação da região da Dordonha. Atualmente, o castelo está aberto para visitas e, por ser o ponto mais alto da cidade, tornou-se o mirante oficial de Beynac.
Além do castelo e das ruelas de pedras que parecem ter saído de dentro de um conto de fadas, a cidade oferece um interessante Parque Arqueológico, que conta com diversos objetos que foram encontrados pela região. Ainda há a possibilidade de visitar alguns pontos que serviram de locação para filmes como “A Filha de d’Artagnan” (1994) e “Joana D’Arc” (1999).
Recentemente, Beynac-et- Cazenac se tornou uma das “Les Plus Beaux Villages de France”, título concedido aos mais belos vilarejos da França.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via Xantana