Também conhecida como Riviera Ligure, já que engloba o trecho costeiro da Ligúria, na Itália, essa é uma das regiões mais charmosas do país. Entre duas cadeias de montanhas – os Alpes Marítimos e os Apeninos –, ali rochedos e precipícios vão de encontro ao Mar da Ligúria, criando paisagens únicas. Mesmo nesse relevo íngreme, foram erguidos simpáticos e coloridos vilarejos à beira-mar que atraem turistas do mundo todo.
Disposta em um formato curvo, a Riviera Italiana é dividida em duas partes, chamadas de Levante (faixa leste, em referência ao sol nascente) e a de Ponente (oeste). A primeira, entre Gênova e La Spezia (esta já perto da Toscana), é a região mais visitada, pois conta com destinos como a elegante Portofino e os povoados cada vez mais populares de Cinque Terre.
Uma viagem pela Ligúria não está completa sem uma visita a Gênova, maior cidade da região. Com um passado próspero graças à vocação para a navegação, Gênova ainda é uma importante zona portuária. Famosa também por, acredita-se, ser a cidade natal de Cristóvão Colombo, abriga uma vasta riqueza arquitetônica, vista nas igrejas, nos museus e nos palacetes que pertenciam aos milionários do passado.
Seguindo no sentido leste, surgem alguns vilarejos costeiros, como Bogliasco e Camogli, até chegar ao ponto alto da Riviera “di Levante”: Portofino. Antigamente apenas um povoado pesqueiro, Portofino ostenta hoje iates atracados em seu pequeno porto, elegantes villas e lojas de grandes grifes europeias, como Dior, Emilio Pucci, Louis Vuitton e Salvatore Ferragamo. O local ganhou fama quando passou a ser um destino de férias de celebridades de Hollywood, como Elizabeth Taylor. Apesar do centro ser bem pequeno, há uma série de restaurantes, cafés e gelaterias.
Perto de Portofino, outras paradas interessantes em sua viagem podem ser Santa Margherita Ligure e Rapallo. Depois, siga até as Cinque Terre, cinco vilarejos vizinhos encravados nos rochedos, um mais bonito que o outro: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Esse trecho de cerca de 10 km chega a ser mais charmoso do que a badalada Costa Amalfitana, já que recebe bem menos turistas. Ainda mais ao leste, vale seguir até Portovenere e La Spezia.
Já o lado “di Ponente” da Riviera destaca-se principalmente pelas praias. Há desde praias de seixos em Ventimiglia (perto da Côte d’Azur francesa) a faixas de areia em San Remo e Alassio. Estas e outras cidades da região, como Finale Ligure e Savona, combinam praias animadas com portos movimentados e centros que ainda conservam construções medievais.
Como toda região italiana, a Ligúria também tem seus pratos e ingredientes típicos. Não deixe de experimentar os azeites, as anchovas, as saborosas focaccias e as massas servidas com o delicioso molho pesto.
Como chegar
Há voos entre São Paulo e Gênova com uma parada, operados pelas companhias Alitalia, Air France e KLM. Para se locomover entre as cidades, o ideal é ir de carro, mas alguns trechos podem ser percorridos de trem e até de barco. Gênova fica a 140 km de Milão e a 500 km de Roma.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Olga_Gavrilova