Considerada um dos principais destinos turísticos da Guatemala, a cidade de Antígua destaca-se por ter preservado muito bem suas construções do período colonial. Imperdível para quem gosta de história, cultura e arquitetura, Antígua fica a apenas 40 km da Cidade da Guatemala, capital do país.
Fundada ainda no século XVI para ser capital do território, passou por diversos desastres naturais, como erupções vulcânicas, terremotos e enchentes. Por causa disso, Antígua deixou de ser a capital e ganhou seu nome atual (“Antigua Guatemala” significa “velha Guatemala”). Porém, até o século XVIII, inúmeros monumentos de grande beleza foram construídos ali. Alguns sofreram com os terremotos e estão preservados como ruínas.
O estilo arquitetônico colonial e espanhol, com influências urbanísticas da Renascença italiana, está presente nas casas, igrejas e ruas de paralelepípedos. É importante destacar que Antígua é considerada um exemplo de planejamento urbano na América Latina, com vias em padrões quadriculados e divididas em norte, sul, leste e oeste.
O centro histórico é pequeno e tem como ponto central a Plaza Mayor. Em seu entorno, surgem museus, igrejas, antigos conventos, galerias de arte, cafés e restaurantes, tudo com um charme de antigamente. Não deixe de visitar a Catedral de San José, o Convento Capuchinas, o Convento Santa Clara, La Merced, o Arco de Santa Catalina e muitos outros edifícios de grande importância.
Para completar o visual, em Antígua é possível avistar três vulcões no horizonte. Agências locais oferecem passeios para quem quer escalar esses vulcões e ter uma bela vista da cidade.
Como chegar
Há voos entre São Paulo e a Cidade da Guatemala pela Aeromexico, com uma parada na Cidade do México. Para ir da capital da Guatemala até Antígua, você pode alugar um carro.
Onde ficar
Mais informações em: visitguatemala.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / loca4motion