O litoral norte da Bahia é conhecido pelas belas praias e pela alta concentração de resorts pé na areia. Afinal de contas, com destinos como Guarajuba, Praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauípe, a região atrai muitos turistas de todas as partes do Brasil que estão em busca de férias relaxantes.
Porém, essa área guarda ótimas surpresas. Um bom exemplo é a Vila da Praia do Forte, localizada a 80 km do centro de Salvador, no município de Mata de São João. Cercada por condomínios de casas, famosos resorts, uma rica área verde e, é claro, o mar, a vila é uma antiga aldeia de pescadores transformada em ponto turístico. Mas o clima rústico original foi conservado e, ainda hoje, vários barcos coloridos de pesca podem ser vistos na Praia do Porto, em frente à vila.
A maior atração por lá é um dos oito centros de visitantes do Projeto TAMAR. Instalado na Praia do Forte em 1982, já que a região é local de desova de tartarugas marinhas, o centro possui uma área de 10 mil m² à beira mar e em torno do Farol Garcia D’Ávila. Em diversos tanques e aquários estão abrigadas diferentes espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral do Brasil, além de tubarões, arraias e outros peixes.
Entre exposições, visitas orientadas e solturas de tartarugas durante a época reprodutiva, cada uma das atividades busca educar os visitantes sobre a importância da preservação desses animais. O Projeto TAMAR da Praia do Forte tem uma estrutura completa, que conta com restaurante próprio e loja de produtos oficiais. O ingresso custa R$ 24,00.
Um pouco além do Projeto TAMAR, seguindo no sentido norte, é possível nadar em piscinas naturais formadas pelos corais quando a maré está baixa. O que também vale a visita é um passeio pela Vila da Praia do Forte. Com um clima descontraído e praiano, o local é charmoso e encantador. As ruas de paralelepípedos são ladeadas por árvores e coqueiros e abertas somente para pedestres e bicicletas. Táxis por lá só sobre duas rodas – as chamadas “bicitáxis”.
Repleta de turistas de todas as idades, a vila é muito tranquila e segura, sendo perfeita para um passeio de dia ou à noite. Você encontrará uma série de pousadas aconchegantes e lojas de grifes conhecidas e também de pequenas marcas locais, que vendem todo o tipo de produto: souvenires, artesanatos, sabonetes e outros cosméticos, moda praia, roupas, calçados e muito mais.
A oferta gastronômica também é destaque. Há restaurantes de culinárias diversas – da baiana à italiana –, cafés, barzinhos e muitas sorveterias. À tarde, são montadas barraquinhas que vendem o tradicional acarajé em torno da Praça São Francisco, onde está um dos cartões-postais da Praia do Forte: a pequena Igreja de São Francisco de Assis, construída em 1900 na Praia do Porto.
Onde ficar – Vila Galé Marés
Localizado em plena Praia de Guarajuba, em Camaçari, a 15 km da Vila da Praia do Forte, o Vila Galé Marés é um resort all inclusive com uma estrutura completa. Além dos mais de 500 quartos amplos, entre apartamentos e chalés, o hotel oferece a maior piscina de resorts do Nordeste, o Spa Satsanga, quatro restaurantes diferentes, dois bares, discoteca, área para crianças, acesso direto à praia e muito mais. Várias agências de turismo têm representantes dentro do resort que oferecem passeios à Vila da Praia do Forte (custo adicional não incluído na diária). Mais informações em: vilagale.com/pt/hoteis/bahia/vila-gale-mares
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do grupo Vila Galé.
Foto destaque por: Patrícia Chemin