A Alhambra, um dos monumentos mais visitados em todo mundo, e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, fica em Granada. Trata-se de um edifício suntuoso e que é o destino obrigatório de todo o turista que vem a Andaluzia. Originalmente, nasceu a partir de uma fortaleza e ao seu redor foi construído o palácio da corte do rei nazarí (nasrid) Al-Ahmar. A maior parte desse enorme complexo histórico é dos séculos XIII ao XVI, quando a cidade estava sobre o domínio árabe, e revela a habilidade dos artesãos e construtores muçulmanos, na riqueza de seus detalhes e na beleza dos seus jardins. Posteriormente recebeu elementos da cultura clássica no século XVI, já sob o domínio cristão, e jardins de inspiração romântica do século XIX.
A visita à Alhambra, preferencialmente, deve ser agendada com antecedência. Além do número de visitantes serem limitados durante o dia, à tarde e também à noite, somente se pode visitar os Palácios Nazaríes na hora marcada no bilhete. No site alhambra-patronato.es é possível agendar sua visita.
A cidade de Granada possui outros recantos dignos de serem vistos com tranquilidade. Pode-se iniciar o itinerário da visita no bairro de Albaicín, um emaranhado de ruas e praças como a de São Nicolau com o seu mirante, do qual se tem uma das mais belas vistas da Serra Nevada. Neste velho bairro destacam-se as construções deixadas pelos judeus com suas casas de bonitos jardins. O Convento de Santa Isabel a Real, situado perto das antigas muralhas que circundavam a cidade árabe, sobressai dessa rede de ruelas estreitas.
Já o bairro cigano do Sacramonte, famoso pelas suas grutas habitadas, situa-se numa larga colina onde se pode apreciar uma linda vista da cidade, ao longo do trajeto para a Alhambra. A cidade deixa de ser árabe para passar a ser cristã ao atravessar a Gran Via de Colón. A câmara municipal e o Corral del Carbón, sede da Fundação do Legado Andaluz, mostram a mudança de estilos arquitetônicos.
A Catedral de Granada, uma obra mestra do renascimento espanhol (inicialmente gótica), foi construída na época de Isabel, a Católica, logo após a conquista de Granada, e fica sobre a antiga Mesquita Mayor.
Para quem deseja conhecer a cidade, mas tem somente um ou dois dias, uma dica é acordar cedo, ir até a Gran Via Colón e pegar o ônibus Turístico, que custa 15 euros para um dia ou 18 euros para ser utilizado em dois dias. O visitante tem explicações turísticas em 08 idiomas, inclusive em português, e pode sentar-se na parte superior que é panorâmica. O ônibus começa a circular às 9h30 e conclui seus serviços às 19h30. São 11 embarques e desembarques, incluindo a Alhambra, o Parque de las Ciencias, a Plaza de Toros.
Na Calle Pescaderia, na Plaza Bib-Rambla e na região da Plaza de Toros ficam concentrados a maior variedade de restaurantes e bares, assim como no entorno do Rio Genil, onde é muito agradável passear pelos parques e alamedas.
Onde ficar
Onde comer
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto por IStock/ MarquesPhotography