Na região central de Portugal, em torno da Serra da Estrela, existem pequenas cidades que parecem ter parado no tempo. Esse grupo é chamado de Aldeias Históricas de Portugal e possui uma cultura muito particular. Os moradores dessas cidades têm orgulho de sua história, ainda conservada nas tradições, nas casas feitas de pedra e nos castelos medievais. Conheça algumas delas aqui:
Almeida
As muralhas que cercam essa aldeia formam, do alto, uma estrela de doze pontas. Já o centro possui um plano hexagonal. Essa estrutura foi construída para proteger as fronteiras do reino.
Castelo Mendo
Com ares medievais, Castelo Mendo possui dois centros cercados por muralhas, que datam da época da Reconquista.
Castelo Rodrigo
Entre as antigas construções de pedra, surgem muralhas e vestígios de suas torres originais, ruínas de um palácio e uma igreja.
Idanha-a-Velha
O território de Idanha-a-Velha já foi ocupado por romanos, povos bárbaros, árabes e cristãos. A pitoresca aldeia ainda guarda vestígios de todas essas épocas.
Marialva
O destaque dessa aldeia histórica fica por conta das ruínas de muralhas e torres medievais, localizadas no alto de uma colina.
Monsanto
Uma das cidades mais famosas desse grupo, Monsanto já recebeu o título de “a aldeia mais portuguesa de Portugal”. Na parte mais alta, há ruínas de muralhas, um castelo e uma igreja.
Piódão
Diferentemente das outras aldeias, Piódão não possui um castelo ou muralhas. Mas exibe um visual singular, com suas casas de pedra que se estendem pela encosta da serra.
Sortelha
O patrimônio histórico de Sortelha é um dos mais bem preservados da região. A vila é cercada por muros que culminam em um castelo do século XIII.
Trancoso
Com um castelo medieval no topo e uma vila amuralhada, a história de Trancoso foi marcada pela convivência entre judeus e cristãos.
Mais informações em: aldeiashistoricasdeportugal.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / alfaori