Por conta de sua vocação para o ecoturismo, que já lhe rendeu inclusive o titulo de melhor destino do Brasil por diversas vezes, Bonito pode ser associado ao turismo radical.
Porém, nem só de aventura vive o destino do Mato Grosso do Sul. O que comprova sua inclinação também para a melhor idade. Afinal, esse público costuma priorizar roteiros que envolvam contato com a natureza e contemplação, mas que contem com estrutura mínima de suporte e segurança.
Por lá, é possível realizar não só a flutuação nos rios da região, como também passeios a cachoeiras e grutas que são um verdadeiro convite a desbravar esse paraíso natural com toda a acessibilidade necessária.
A seguir, a Acqua Studio de Viagens, único studio de viagens de Bonito e que conta com opções de roteiros pelos principais atrativos da cidade e do Pantanal Sul, indica as principais opções de atividades para pessoas 60+ na região.
Situado a 17 quilômetros de Bonito, o Parque das Cachoeiras oferece trilhas cercadas de árvores, animais e, como já diz o nome, diversas cachoeiras.
No espaço, é possível aproveitar várias paradas para banho em cachoeiras e piscinas naturais do Rio Mimoso. Um dos destaques é a Cachoeira da Carretilha, que conta com uma tirolesa improvisada levando o visitante até o rio.
Grutas de São Miguel
As grutas de São Miguel estão localizadas próximas à Gruta do Lago Azul e se diferenciam pelos espeleotemas com formas impressionantes. Ali também é possível encontrar estalactites, estalagmites, travertinos, coraloides e pérolas, assim como animais como morcegos e corujas.
O acesso às grutas é feito por meio de uma trilha pênsil com quase 200 metros de extensão que passa por entre as copas das árvores, em meio a mata virgem.
Bote
Para quem não dispensa um pouco de adrenalina, vale a pena fazer o passeio de bote do Eco Park Porto da Ilha. A 12 quilômetros de distância de Bonito, no Rio Formoso, a atividade percorre corredeiras e cachoeiras, além de possibilitar a contemplação de toda a natureza ao redor e dos animais silvestres.
Entre Bonito a Bodoquena, as cachoeiras do rio do Peixe estão entre as paisagens mais paradisíacas da região.
Ali, além de contemplar e se banhar nas onze quedas d’água da Fazenda Água Viva, é possível observar animais durante as trilhas e cenários únicos que compõem o rico ecossistema local.
Situado dentro da Reserva Ecológica Baía Bonita, o atrativo oferece uma das flutuações mais interessantes de Bonito, no rio Baía Bonita, chamando a atenção por sua transparência das águas cristalinas e pela quantidade de peixes.
O percurso de flutuação tem cerca de 800m, indo até o encontro com os rios Formoso e Formosinho.
Balneário do Sol
Ideal para descansar, o Balneário do Sol está localizado às margens do Rio Formoso e conta com estrutura para nadar tanto em piscinas, quanto no próprio rio, em meio aos cardumes de peixes.
Rodeado de verde e de águas transparentes, é um atrativo perfeito para relaxar em uma tarde de Bonito.
Abismo Anhumas
Com suas águas transparentes e cavernas, o Abismo Anhumas é um dos cartões-postais de Bonito. Ali, os paredões que cercam o abismo, preservando um lago subterrâneo de águas límpidas que guardam um verdadeiro tesouro geológico, não são barreira mesmo para quem apresenta mobilidade reduzida.
Isso porque a atração conta com um rapel elétrico, que desce e sobe o visitante nos 72 metros de paredão, inclusive cadeirantes, em poucos minutos e com total segurança.
Mais informações: acquaviagens.com.br/
Texto por: Agência com edição
Foto destaque por iStock / FernandoQuevedo