Ícone do site Qual Viagem

Conheça 3 enotrips obrigatórias para os amantes do vinho

Não é de hoje que o enoturismo está entre os principais motivos que levam viajantes aos principais destinos de vinhos do mundo. E cada vez mais as vinícolas promovem experiências inesquecíveis aos seus visitantes. Alguns destinos são imprescindíveis para os amantes da bebida, como Portugal, França e Espanha, países com tradições milenares na produção e que guardam os melhores e mais disputados rótulos.

A agência Abreu indica três enotrips obrigatórias, que os amantes dos bons vinhos e da boa mesa precisam colocar na lista de desejos. Principalmente aqueles que buscam uma viagem de alto padrão e exclusividade, com a possibilidade de ter contato com os mais importantes enólogos e produtores de vinhos do mundo, além de experiências gastronômicas e culturais inesquecíveis.

Espanha

O país tem a maior área de vinhedos do mundo e é o terceiro maior produtor de vinho do planeta. Por isso, é um dos destinos perfeitos para uma viagem focada em enoturismo. A Abreu recomenda um roteiro com, no mínimo, oito noites, visando uma viagem tranquila e que contemple lugares ícones, como Ribera del Duero.

A região é produtora de vinhos de altíssima qualidade, em especial os tintos. Outra local imperdível é Castillo de Penafiel, onde é possível encontrar dezenas de vinícolas, como a famosa Emilio Moro, além de museus espetaculares e atrações turísticas.

Já em Toro, declarada Conjunto Histórico-Artístico, o visitante encontra os resquícios de uma muralha do ano 910, bem como as portas de Corredera e Santa Catalina, dos séculos 17 e 18. O ponto alto de um roteiro de vinhos na Espanha é Rioja e, de acordo com a Abreu, é imprescindível uma visita à vinícola Marques de Murrieta, primeira propriedade a exportar vinhos desta região.

França

Considerada a capital do vinho na França, Bordeaux é uma belíssima cidade no sudoeste do país, onde a tradição de produzir vinhos tem centenas de anos. A região é onde se concentra a maior quantidade de produtores de vinhos franceses, bem como vinícolas extensas que possuem belíssimos castelos como sede. Ao todo, são quase 10 mil produtores responsáveis pelos 650 milhões de litros de vinho produzidos na região todos os anos.

O itinerário não pode deixar de fora visitas ao Château Cos d’Estournel, que traz inspirações asiáticas em suas bebidas; ao Château Longueville Comtesse de Lalande, com sua história fascinante; e ao Château d’Yquem, que produz o Sauterne – vinho branco de sobremesa – mais apreciado ao redor do mundo.

Portugal

Meca para os amantes dos vinhos, Portugal atrai muitos viajantes do Brasil graças aos seus rótulos premiados, gastronomia rica e hospitalidade. Segundo a Abreu, o itinerário pode ter início em Lisboa, sua capital. Fascinante e vibrante, a cidade abriga belos monumentos históricos.

Nos arredores da cidade, o Palácio da Bacalhôa é parada obrigatória, por seus excelentes vinhos, bem reconhecidos pelos brasileiros. Seguindo para o sul do país, o Alentejo é uma das regiões vitivinícolas mais importantes e de tradições milenares.

No roteiro, inclua degustações na Herdade dos Coelheiros e Herdade dos Grous, fechando o itinerário com um passeio pelo Centro Histórico de Évora, sua principal cidade, considerada Patrimônio da Humanidade.

Outro destino que não pode faltar em uma visita a Portugal é o Vale do Douro, com um imperdível passeio pela Quinta do Crasto. Considerada uma das 10 vinícolas mais bonitas do mundo, a elegante propriedade possui cerca de 135 hectares, dos quais, 74 são ocupados por vinhas.

Para saber mais sobre as enotrips da Abreu acesse abreutur.com.br 

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile