Muitos já ouviram falar no inverno no norte da Noruega. Com a aurora boreal, os passeios de trenó e outros atrativos, a região acabou se tornando sinônimo de um paraíso gelado. Mas, poucos sabem que nem só de verão vive o sul da Noruega. Por lá o inverno também tem muito a oferecer. Confira aqui algumas dicas.
A cidade de Kristiansand é considerada a capital do sul da Noruega, por isso é o ponto de partida ideal para explorar a região. Por lá existem ótimos restaurantes para degustar frutos do mar e diversas atividades culturais como o Museu do Canhão, que expõe a arma de defesa costeira alemã que data da década de 1940. Além do segundo maior canhão terrestre do mundo, o museu ainda reúne diversos equipamentos autênticos de antigas instalações militares.
Não faltam opções de lugares para praticar o esqui no sul da Noruega, tanto para a modalidade cross-country quanto downhill. Os quatro principais pontos para os amantes do esporte na região são Sirdal, Hovden, Åseral e Brokke. Todos eles estão localizados bem próximos da cidade de Kristiansand e ficam abertos aproximadamente de novembro a abril.
Umas das grandes atrações da cidade de Lyngdal, seja no verão ou no inverno, é o parque aquático indoor de Sørlandsbadet. Além de piscinas com ondas e tobogãs para divertir a criançada, o lugar ainda conta com spa, academia e restaurante. Pode ser uma ótima opção para relaxar e brincar em um dia frio de inverno.
No sul da Noruega também é possível fazer o famoso passeio de trenó puxado por cães. O lugar ideal para isso é a cidade de Sirdal, que está localizada próxima à Stavanger (cidade muito turística da região dos fiordes). Lá existe um enorme território para ser explorado e muitas agências locais que podem organizar o passeio.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / genlock1