Hoje, muitas pessoas têm sempre um smartphone à mão, repleto de aplicativos que facilitam o dia-a-dia. Durante uma viagem isso não é diferente. É de grande ajuda preparar uma boa “bagagem virtual” antes de sair pelo mundo. Os aplicativos podem ser os melhores amigos do viajante e, muitas vezes, são capazes de “salvar a vida” do turista desavisado.
O “globe-trotter” profissional, escritor e jornalista José Antonio Ramalho, está, neste exato momento, em meio a uma volta ao mundo a bordo de aviões e trens (fará 20 países em cerca de 30 dias). A pedido do PayPal, ele detalhou todos os aplicativos que está levando em seu smartphone para deixar a viagem mais tranquila. Só não vale, como Ramalho mesmo ressalta, esquecer de levar o carregador, ok?
Com o aplicativo do PayPal é possível fazer pagamentos em qualquer lugar do mundo (o sistema funciona em mais de 200 países) e até receber dinheiro se necessário (em 57 moedas). Dependendo de quanto tempo você vai passar viajando, baixe músicas no Deezer para ouvir durante a viagem. Tudo feito online, inclusive o pagamento, também via PayPal.
O Here Maps, aplicativo gratuito, permite baixar mapas de todas as regiões onde você estiver e (o melhor de tudo) usá-los offline, sem internet. Baixe o Uber para usar em cidades que aceitam essa forma de transporte. Para a ida ao aeroporto no Brasil e já pensando no retorno, faça o download do aplicativo 99taxis. Em ambos opte pelo pagamento via PayPal, com o qual é possível debitar as corridas de sua conta sem a necessidade de digitar as informações do cartão de crédito ou débito.
O ideal é sair do Brasil já com as reservas de hotéis feitas, mas, por garantia, baixe os apps do Airbnb, Booking, Hotel.com e Trivago para o caso de uma reserva de hotel de emergência. Por meio deles é possível ver tarifas, promoções, avaliações de outros usuários e fazer a reserva. Para facilitar e agilizar a edição das imagens e dos vídeos que você quiser postar nas redes sociais durante a viagem, use os aplicativos A Better Camera e Viva Video, que podem ser baixados via iTunes ou Google Play.
Além dos citados acima, tenha à mão no smartphone o aplicativo do seu banco, para fazer operações durante a viagem; apps das redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter); e um de tradução, que facilita muito a comunicação com frases pré-gravadas em diversos idiomas.
Para mais informações sobre o PayPal, acesse: paypal.com e paypal.com/stories/br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / LDProd