Ícone do site Qual Viagem

Conde: lindas praias e natureza plena no litoral sul paraibano

Localizado aproximadamente 23 km ao sul de João Pessoa (PB),o município do Conde é conhecido por concentrar algumas das praias mais lindas do nordeste. Exemplo disso são as orlas de Jacumã, Tabatinga,Coqueirin ho e Tambaba, mundialmente conhecida por ser a primeira da região a permitir, desde 1989, a prática do naturismo com apoio oficial.

Foto via Fickr ErickFeitosa

A cidade oferece boas opções de hospedagem, praias desertas e boas para um agradável banho de mar. Garantia de sol o ano inteiro essa região pode ser considerada uma das mais belas e privilegiadas do litoral sul paraibano.

A diversidade dos ecossistemas é a marca da praia de Tabatinga. Nela, o visitante poderá encontrar falésias, pontos onde o mar apresenta ondas fortes ou suaves, banhos de água doce e morna, recifes e corais. Por tudo isso, é parada obrigatória antes de chegar à cobiçada Tambaba, praia de naturismo da região, além de oferecer uma boa infra estrutura de restaurantes, bares e pousadas. Passeios, caminhadas, também são um excelente atrativo.

Já a Jacumã é cercada de arrecifes que a transformam numa enseada, com águas calmas e sem ondas, propícias ao banho. Amplos espaços à beira-mar favorecem a caminhada, enquanto os visitantes aproveitam também o sol e a brisa. Além das belezas naturais, Jacumã é a praia com melhor estrutura da região, com hotéis, pousadas, bares, restaurantes, música ao vivo e forte comercio.

A praia de Coqueirinho é conhecida por suas falésias, canyons e por suas de água doce cristalina. No local, pouquíssimas opções de hospedagem, somente duas rústicas pousadinhas. Muito frequentada aos finais de semana, oferece aos visitantes, música e agitação nos quiosques situados em seu canto esquerdo. Já durante a semana, pode-se desfrutar da calma e do silêncio dos coqueirais, ouvindo somente o barulho dos ventos nas palmas e o marejar da ondas.

Foto via Flickr lubasi

Grandes cavernas, coqueiros, falésias, mar calmo e limpo formam o cenário de Tambaba. Além de suas belezas naturais que encantam qualquer visitante, o local se tornou mundialmente conhecido por ser o primeiro do gênero no Nordeste a permitir, desde 1989, a prática do naturismo com apoio oficial. No entanto, mesmo antes disso, as praias selvagens da região já atraiam seus adeptos.

Mas Tambaba não é apenas para os naturistas. Para receber todo tipo de público, inclusive aqueles que querem conhecer este paraíso ecológico vestido, o lugar é hoje dividido em duas áreas distintas. Uma é reservada exclusivamente às pessoas que desejam desfrutar do passeio completamente nuas e a outra destina-se àqueles que não abrem mão das roupas de banho. Uma placa de condutas na área de nudismo alerta que as regras para a permanência no local são rigorosas. É proibido, por exemplo, entrada de homens desacompanhados, fotografar e filmar sem autorização dos naturistas, praticar atos obscenos, agir de maneira desrespeitosa ou deixar lixo de qualquer espécie na praia. A fiscalização é feita pelos representantes das entidades naturistas que cuidam da região.

Em relação à hospedagem, a melhor opção para os turistas são pequenas pousadas em estilo rústico. Em geral, há serviço de bar e restaurantes – muitos deles com pratos à base de frutos do mar.

Onde ficar

Conchas Pousada – conchaspousada.com.br

Pousada dos Mundos – pousadadosmundos.com.br

Pousada Enseada do Sol – enseadadosol.com.br

Como chegar

O acesso é pela BR-101, seguindo depois pela rodovia PB-108 (placas na estrada orientam o caminho). Para quem sai de São Paulo, a melhor opção são os voos operados por: voeazul.com.brtam.com.br e voegol.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via Flickr Dan Queiroz

Comentários

Sair da versão mobile