No sudoeste da Irlanda, existe uma tora turística bastante conhecida pelos visitantes, apesar de estar localizada em uma parte remota do país. Conhecido pelo Anel de Kerry, o Condado de Kerry possui pequenas aldeias, praias desertas, vestígios arqueológicos, castelos e parques nacionais.
A reserva Kerry International Dark-Sky foi a primeira com este estatuto na Irlanda, tendo inclusivamente alcançado a medalha de ouro, única da Europa. As montanhas Kerry e o Oceano Atlântico protegem a poluição luminosa, tornando possível ver, a partir deste ponto, a Via Láctea e a galáxia Andrómeda.
O Anel de Kerry é um percurso que abrange a estrada 179 km circular, a partir de Killarney, posição em torno da Península Iveragh e passa por Kenmare, Sneem, Waterville, Cahersiveen e Killorglin. Entre os pontos mais importantes estão: Muckross House (perto de Killarney), Staigue pedra forte e Derrynane House, a casa de Daniel O’Connell.
Durante o roteiro, vale uma parada para apreciar a paisagem e aproveite para tirar algumas fotografias, por exemplo de Glenbeigh, com as suas espetaculares vistas e praias e o Kerry Bog Bog Village, um aglomerado de casas rurais muito simples, que datam do século XIX; o vilarejo costeiro de Waterville e a pequena cidade de Sneem, com as suas casas típicas e lojas coloridas.
Além dele, o condado conta ainda com os lagos de Killarney e a península de Dingle. A região de Kerry, além de oferecer uma grande variedade de cenários de interesse histórico e cultural, atividades de lazer e esportes, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer caminhadas e escaladas. Desde locais de interesse arqueológico, passando pelas quintas, os históricos museus e castelos, até aos exuberantes jardins, há muito que explorar.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/RafalStachura