Ícone do site Qual Viagem

Como transportar o seu bichinho de estimação no avião

Pet with bag for traveling with brightly colored things inside of it with a stylish pink scarf around her neck. Take me with you on vacation. White background

Voar com o pet não é uma tarefa simples, mas é plenamente viável. Requer um pouco de planejamento, adaptação do animal e o cumprimento de algumas exigências das companhias aéreas. É importante avaliar as condições de saúde do bichinho antes de decidir levá-lo na viagem. Por mais calmo que seja o seu cão ou gato ou por mais bem acomodado que eles estejam durante a viagem, voar será sempre um fator de estresse. Por isso, confira passo a passo dos cuidados para tornar a experiências do seu animalzinho bem tranquila.

Regras

Foto por iStock / damedeeso

Informe-se das regras de transporte de animais da companhia aérea antes de comprar a passagem. Algumas empresas que não permitem o transporte de animais na cabine e têm restrições para o transporte no porão.

Vacinação

Foto por iStock / EJ_Zet

É necessário apresentar o certificado de vacinação antirrábica (para animais com mais de 3 meses de idade), aplicada entre 30 dias e até 1 ano antes da data do embarque. Caso a vacina esteja vencida ou não seja possível comprovar a vacinação, é necessário reaplicá-la pelo menos 30 dias antes do voo.

Transporte

Foto por iStock / humonia

Procure a bolsa ou caixa de transporte mais adequada em petshops ou lojas especializadas. Ela precisa ser resistente, bem ventilada e com tamanho adequado ao animal. Leve as especificações da companhia aérea para medir e comparar as dimensões na loja. Lembre-se que o animal precisa de espaço para se movimentar e que vai ficar naquele espaço durante toda a viagem.

Treine-o

Foto por iStock / humonia

Uns 15 dias antes da viagem inicie a adaptação do pet a bolsa ou caixa de transporte. É uma etapa muito importante. Alguns procedimentos sugeridos nos sites das companhias aéreas são: deixar o animal dentro do transporte em casa e o alimentar algumas vezes ao dia, deixar ele se acostumar.

Atestado

Foto por iStock / Wavebreakmedia

Uma semana antes do voo procure um veterinário e peça o atestado de saúde para viagens aéreas para o seu animal. Cada companhia tem sua regra, mas atestados emitidos no máximo dez dias da data do voo são aceitos por todas as empresas nacionais.

Sem calmantes

Foto por iStock / golfyinterlude

Calmantes não são recomendados em viagens de avião, pois podem provocar efeitos colaterais, tais como sedação excessiva, relaxamento muscular ou até excitação e ansiedade paradoxal. Só utilize se for expressamente recomendado pelo veterinário.

Porão ou Cabine

Foto por iStock / Chalabala

Caso o animal vá no porão, identifique-o e identifique também a caixa de transporte. Utilize um tapete higiênico para forrá-la e deixe uma pequena peça/pedaço de roupa com ele dentro da caixa. Caso ele vá na cabine, a orientação é deixar o animalzinho debaixo do banco.

Desembarque

Foto por iStock / GlobalP

No desembarque, caso tenha viajado no compartimento de carga, o animal será retirado do avião e colocado na área de retirada das bagagens. Ele não será colocado na esteira.

Mais informações: Eta Canada Visa

Texto por: Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / Fly_dragonfly

Comentários

Sair da versão mobile