Ao sair de viagem, as pessoas acabam pensando no roteiro e passeios que podem fazer, porém podem acontecer imprevistos e uma coisa bastante comum aos viajantes é ter problemas estomacais por diferentes motivos.
Para se ter uma ideia, cerca de 3 a 7 pessoas em um grupo de 10 acabam tendo algum tipo de problema estomacal conforme o seu destino e quase 40% precisa de ajuda médica.
Isso demonstra que a preocupação deve ser maior do que se imagina e qualquer descuido pode resultar em dores de estômago e horas perdidas com náuseas, azia, vômitos e dores.
O problema é tão comum que pode acometer qualquer pessoa, tanto que recentemente a seleção de futebol da Suécia enfrentou problemas estomacais durante o período da Copa do Mundo.
As causas dos problemas estomacais em viagens
Com um número tão grande de pessoas sofrendo com o estômago é preciso entender onde o problema começa para poder se prevenir de alguma forma.
Na maioria das vezes a causa são as bactérias que entram no organismo e causam infecções, dores, vômitos, diarreia e muitos outros sintomas. A questão é que elas estão presentes em todos os locais e quando não há cuidados necessários, acabam sendo ingeridas.
Em restaurantes e bares que não existe um cuidado na manipulação de alimentos é mais comum que ocorra a contaminação, assim, quando come nesses locais, por mais que a comida esteja saborosa, pode estar se contaminando sem saber.
Há a dúvida de pessoas que comem as mesmas coisas e algumas passam mal e outras continuam bem. Isso ocorre porque quem está mal nunca teve contato com aqueles patogênicos intestinais e o organismo ainda não sabe como os combater e gerar problemas estomacais.
Aventurar-se a comer pratos desconhecidos é outro ponto que precisa ser considerado, pois como o organismo não está acostumado, aquele tipo de alimentação pode não reagir muito bem. Quem está disposto e provar de tudo da culinária local fica mais exposto ao problema.
Como se prevenir problemas estomacais
Para evitar os problemas estomacais nas viagens é preciso ter atenção à higiene e alimentação.
A primeira coisa a ser feita é sempre tentar deixar as mãos limpas e quando for comer lavar antes com água e sabão. Uma dica é sempre andar com um vidrinho de álcool em gel, pois assim poderá acabar com as bactérias em uma emergência.
A água costuma ser outro problema e, por isso, só deve ser ingerida se estiver filtrada ou for envasada, pois terá um pouco mais de segurança que ela é pura. Se não tiver essas condições, é indicado fervê-la antes de beber.
Os locais em que comem podem causar problemas intestinais e a escolha do restaurante, lanchonete ou bar é fundamental. Se perceber que o local não está muito limpo, a recomendação é procurar outro lugar.
As comidas de rua são um grande sucesso, mas nem sempre são preparadas de forma correta. Caso opte por elas, prefira as que são preparadas na hora e cozidas, pois dessa forma consegue-se eliminar algumas bactérias.
Outra maneira de evitar os problemas estomacais em viagens é ingerir fibras e probióticos. Eles são encontrados em alguns alimentos e conseguem fazer com que o organismo fique mais resistente a diarreias e infecções.
Adotando os cuidados básicos é possível prevenir os problemas estomacais e aproveitar melhor a sua viagem. Mas nem por isso deve deixar de conhecer a culinária local. Só escolha bem o que e onde comerá.
Texto por: Agência com edição
Foto por Istock/ CentralITAlliance