Não podemos viajar por conta da pandemia e por isso temos que encontrar maneiras de matar a saudade das viagens dentro de casa. Indo além do entretenimento, há uma maneira bem simples de se sentir viajando o tempo todo: mudando a decoração da nossa casa. “A decoração tem esse enorme poder de passar sentimentos e lembranças, sendo muito efetiva para transmitir a sensação de viagem”, ressalta Marcela Campos, personal organizer do MagoDeCasa. Por isso, preparamos uma série de dicas de decoração para viajantes.
Espalhe mapas
Mesmo tendo sido substituídos pelas tecnologias de GPS, os mapas ainda são os maiores símbolos das viagens. Espalhar mapas pela casa pode transmitir a sensação de busca contínua por novos destinos e novas aventuras. Aqui, são várias as possibilidades: colar mapas nas paredes, utilizar globos terrestres como decoração, usar um papel de parede com mapas gigantes. Usando a criatividade, é possível aproveitar muito este recurso.
Fotos de suas viagens
Poucas coisas possuem a capacidade de evocar o sentimento de viajar que as fotos de nossas próprias viagens antigas têm. Por isso, espalhar pela casa suas fotos reveladas é uma ótima forma de relembrar os bons momentos e ainda deixar a casa com a sua cara.
Aproveite os souvenirs
Aproveite tudo o que você trouxe de suas viagens na decoração da sua casa. Qualquer objeto serve, basta saber a melhor maneira de aproveitá-lo. Dessa forma, sua casa se transformará em um verdadeiro quadro de lembranças, passando constantemente o sentimento das viagens. Uma dica é ter nichos nas paredes específicos para suas lembrancinhas.
Fotos de destinos
Colocar grandes quadros nas paredes com fotos de destinos que você nunca foi, mas quer muito visitar, é uma ótima forma de sempre se lembrar de seus sonhos. Isso poderá até te motivar em dias difíceis, já que passa a sensação de recompensa justa. Além disso, poucas coisas são tão bonitas quanto as paisagens do mundo, fazendo das fotos um ótimo objeto decorativo.
Aproveite as malas
Malas espalhadas pela casa passam muito a sensação de viagem, fazendo parecer que estamos em nossa pousada. Há uma ótima forma de fazer isso sem aparentar que sua casa está apenas desorganizada: utilizar móveis com temática de malas. São fáceis de encontrar ou fazer e possuem muita versatilidade, podendo ser usados como estantes, mesas de centro ou simplesmente objetos decorativos.
Adote influências dos seus locais favoritos
Pense um pouco: como são as casas do seu local favorito no mundo? Busque inspiração nelas. Veja fotos na internet e, se possível, personalize a decoração da sua casa de acordo com as tendências do local. Para aqueles que amam muito viajar, uma boa dica é planejar cada cômodo da casa de acordo com a cultura típica de um local diferente.
Foto por: Frank Vessia on Unsplash