Toda vez que planejamos uma viagem, um dos fatores que mais encarece é a passagem aérea. Algumas vezes acabamos deixando de lado uma possibilidade porque os custos ficam muito além do que imaginamos. Afinal, como economizar dinheiro e comprar de fato passagens aéreas mais baratas?
Depois de viajar bastante e na maioria das vezes com certa contenção de dinheiro, aprendi alguns truques que fazem toda diferença! Vou compartilhar com você pontos que vão certamente te ajudar na sua próxima viagem!
Saiba agora comprar passagens aéreas mais baratas!
-
Planeje com antecedência
Tudo que você resolver fazer em cima da hora não vai ser barato. Se a ideia é ir para fora do Brasil, compre sua passagem no máximo dois meses antes da data de partida. O ideal é que compre entre 60 e 90 dias antes do dia do embarque, ainda mais se estiver em alta temporada. Se a passagem é nacional e em alta temporada, também prefira comprar com 2 a 3 meses de antecedência. Os preços da passagem sobem consideravelmente em época de feriado e férias. Se sua viagem for em baixa temporada, considere uma boa compra 1 mês antes da data marcada.
-
Fique atento às promoções
Curta páginas no Facebook e Instagram de companhias aéreas e acompanhe as promoções especiais e aqueles fins de semana de passagens mais em conta. Quando achar uma que interesse, não deixe para comprar no último dia da promoção pois certamente as opções serão poucas e é capaz de não encontrar passagem para a data certa ou preço desejável.
-
Flexibilize suas datas
Evite comprar ida e volta nos dias de mais movimento nos aeroportos, como sexta, domingo e segunda, e claro, em alta temporada. As passagens nesse período serão sempre mais caras. Os melhores preços são encontrados em dias como terça, quarta e sábado e em horários como a tarde e madrugada. Então, mesmo que não pareça o mais adequado, faça um teste em site de buscas e confirme a diferença de preço de cada dia. Adapte sua viagem!
-
Site de buscas de passagens
Sites em que você faz pesquisa de voos são interessantes porque te mostram uma série de opções de horários e cias aéreas. Mas não compre por eles! Veja quais foram as melhores opções para sua viagem e vá para o site da companhia aérea que escolheu. Lá efetue a busca nos dias e horários condizentes e compre sua passagem. Lembre-se de que os sites de grande busca cobram uma taxa administrativa que ao final da compra chegam a encarecer quase ⅓ do valor da passagem.
-
Escolha o tipo de viagem que quer fazer e não o destino exato
Pode não ser o ideal, mas essa dica as vezes é essencial para viabilizar sua viagem. Vamos supor que você está programando uma viagem para praias paradisíacas, como ilhas gregas ou o o litoral da Itália. Há de concordar que viajar para Europa é muito mais caro do que para América do Sul por exemplo. Quando você percebe que pode encontrar as tais praias paradisíacas no caribe Colombiano ou Venezuelano, a sua viagem pode cair para quase metade do preço. Então tente matar seu desejo com a cabeça aberta, isso provavelmente ajudará o seu bolso!
-
Escolha a cidade correta de onde irá voar
Nem sempre a sua cidade oferecerá voos baratos para o seu destino final. Como assim? Se você está em Vitória/ES e vai viajar para Buenos Aires, provavelmente seu voo irá fazer uma escala ou conexão no Rio de Janeiro ou em São Paulo para depois ir ao destino que deseja. E o que isso tem a ver com preço de passagem? Significa que se você comprar uma passagem para Buenos Aires saindo de SP ou RJ certamente ela estará mais barata do que as passagens saindo de Vitória. Nesses casos, vale a pena comprar uma passagem ou gastar suas milhas para ir até uma cidade principal (RJ, SP e outras capitais de grande porte) pois gastará menos na compra da sua viagem internacional. É claro que há exceções, mas faça essa pesquisa antes de efetuar sua compra.
-
Milhas
Todos nós somos fãs de milhas, claro. Mas você aproveita ao máximo as maneiras de acumulá-las? Cartão de crédito (escolha aquele que transforma mais dólar em milha), postos de gasolina (clube de vantagens do Posto Ipiranga, por exemplo), clubes das cias aéreas (que só na adesão já ganha pontuação) e compra de passagens são pontos que aumentam suas milhas. Pesquise quais são as melhores formas de acumular e não deixe de ficar atento a cada um deles para que possa cada vez mais viajar gastando menos.
-
Stopover
Esse ponto para mim é o mais sábio de todos! Como funciona? Geralmente quando compramos uma passagem internacional, o voo faz alguma conexão em outro país. Na maioria das vezes naquele de origem da cia aérea. Por exemplo, vou de Brasília para Berlim pela Air France. No entanto, o voo fará conexão em Paris e eu teoricamente deveria ficar algumas horas no aeroporto. Quando você conhece a técnica de stopover, você pode simplesmente escolher passar alguns dias em Paris e depois pegar seu voo para Berlim sem gastar mais ou quase nada. É só optar pelos múltiplos destinos no ato da compra da passagem. Faça testes e veja que você pode pagar o preço de uma passagem e conhecer mais de um lugar na sua viagem. Na maioria das vezes as cias aéreas permitem que você fique até 30 dias na cidade que fizer stopover. Sensacional né? Garanto que te deu aquela vontade incontrolável de viajar! Faça testes e veja como é possível!
Lembre-se que os preços das passagens estarão de acordo com oferta e procura. Então avalie com calma o período e dias disponíveis das suas férias. Assim, você vai entender como funciona o mundo das passagens e poderá otimizar tempo e dinheiro nas suas próximas viagens.
Ainda tem esse post aqui sobre as cias de low cost!
*Confira mais Dicas de Viagem*
-
Embarcando de volta para o Brasil? Veja o que não pode levar no avião!
-
Voos Low Cost, tudo o que você precisa saber sobre eles!
*Fique por Dentro!*
- Lençóis Maranhenses, um paraíso no Brasil! - 10 de julho de 2018
- Bate volta em Zaanse Schans, ao lado de Amsterdam - 30 de maio de 2018
- Volendam, a charmosa vila de pescadores ao lado de Amsterdam - 28 de maio de 2018