logo

Telefone: (11) 3024-9500

Como chegar ao Rio Grande do Sul de avião? Confira os principais aeroportos do estado | Qual Viagem Logo

Como chegar ao Rio Grande do Sul de avião? Confira os principais aeroportos do estado

10 de janeiro de 2024

A geografia diversificada do Brasil oferece uma ampla gama de opções para o desenvolvimento do setor turístico, desempenhando um papel essencial na economia do país. As diversas paisagens, com praias, morros e florestas, acompanhadas de climas tropicais muito agradáveis, são ideais para passeios e atividades ao ar livre.

O Rio Grande do Sul, um estado do sul do país cuja capital e cidade mais populosa é Porto Alegre, possui uma localização super estratégica para o turismo, incentivando milhares de visitantes estrangeiros. O estado faz fronteira com Uruguai e Argentina, e também fica próximo do Paraguai.

Entre as opções de viagem para o Rio Grande do Sul, os voos são uma são uma das escolhas mais populares, oferecendo rapidez e eficiência aos visitantes. Além disso, a disponibilidade de passagens aéreas baratas para a região é uma grande vantagem, garantindo economia para os trajetos.

A compra de passagens aéreas baratas oferece uma variedade de opções em termos de preços, datas de voo, condições e métodos de pagamento. Além disso, proporciona um serviço profissional para cuidar de itens pessoais e bagagem, garantindo uma experiência de viagem sem preocupações. A economia de tempo ao viajar de avião é outra vantagem a ser considerada, já que o tempo de sobra pode ser aproveitado para explorar o destino.

Quais os melhores aeroportos para chegar no Rio Grande do Sul?

O estado do Rio Grande do Sul é subdividido em 7 mesorregiões, 35 microrregiões e 496 municípios. A área de 281.737 km2 faz dele o nono maior estado do Brasil, com uma população de 11.088.065 habitantes e uma densidade populacional de 39,3 pessoas por km2.

Se estiver planejando suas próximas férias para esse incrível estado brasileiro, o ideal é optar por viajar de avião, por causa da agilidade e segurança que esse meio de transporte proporciona. Confira abaixo os principais aeroportos do Rio Grande do Sul.

Aeroporto de Porto Alegre

O Aeroporto de Porto Alegre, Salgado Filho, é um dos maiores aeroportos do Brasil, e também o mais movimentado do Rio Grande do Sul. O complexo tem um total de 850 mil metros quadrados, com uma estrutura dividida em um terminal de passageiros e um prédio administrativo com dezenas de salas e repartições.

Aeroporto de Caxias do Sul

O Aeroporto de Caxias do Sul é outra alternativa para chegar no Rio Grande do Sul, recebendo voos das principais cidades brasileiras, mas as passagens costumam ser mais caras porque a disponibilidade de voos é menor.

Aeroporto de Pelotas

Em termos de infraestrutura, serviços de transfer e distância com o centro da cidade (são apenas 8 km), o aeroporto de Pelotas, João Simões Lopes Neto, é outra das opções mais destacadas de chegada ao estado.

Aeroporto de Passo Fundo

O Aeroporto de Passo Fundo – Lauro Korts, é o terceiro mais movimentado aeródromo do Rio Grande do Sul. Em 2022 passou por reformas que elevaram a capacidade de operar mais passageiros e aeronaves maiores.

Existem também outros aeroportos regionais disponíveis, nos quais é possível consultar informações sobre horários de voos, escalas, disponibilidade de passagens, frequências e preços:

  • Aeroporto de Bento Gonçalves
  • Aeroporto Internacional Rubem Berta
  • Aeroporto Municipal de Santa Maria
  • Aeroporto de Cachoeira do Sul – Nero Moura
  • Aeroporto de Santo Ângelo
  • Aeroporto de Canela
  • Aeroporto Internacional de Bagé

Divulgação

Quais as condições de infraestrutura dos principais aeroportos do Rio Grande do Sul?

Dada a incrível extensão territorial e a densa população do Rio Grande do Sul, é essencial contar com uma infraestrutura eficiente para atender às necessidades de deslocamento da população e impulsionar o setor de turismo. Nesse cenário, os aeroportos do estado são projetados com diversas funcionalidades e serviços para garantir uma operação ágil, segura e eficaz para empresas e companhias aéreas

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre abrange uma área de 37.600 metros quadrados, distribuídos em quatro andares, com capacidade operacional para acomodar 28 aeronaves de grande porte. Possui 10 pontes de embarque, 10 escadas rolantes e 9 elevadores. Com um fluxo médio de 174 voos mensais, liga Porto Alegre às principais cidades brasileiras.

O Aeroporto Internacional de Pelotas costuma ser utilizado principalmente pela Força Aérea Brasileira como última parada em voos nacionais com destino à Base Antártica Brasileira Comandante Ferraz, inaugurada em 6 de fevereiro de 1984.

Em Bagé, o Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer iniciou suas operações em 5 de julho de 1946, com administração transferida para a Infraero em outubro de 1980. Localizado a 60 km da fronteira com o Uruguai e a 380 km de Porto Alegre, atende principalmente a um público executivo.

Já o Aeroporto Nacional de Caxias do Sul, conhecido como Aeroporto Hugo Cantergiani, abrange uma área de 34 municípios. Localizado a 754 metros acima do nível do mar, com uma pista de 2.000 metros de extensão, é servido pelas companhias aéreas GOL e Azul, que gerenciam voos diários, conectando Caxias do Sul a São Paulo.

Para conseguir voos acessíveis para o Rio Grande do Sul, é recomendável utilizar os mecanismos de busca das agências de viagens online ou dos sites das companhias aéreas, inserindo dados como origem e destino da viagem, disponibilidade de dias, faixas de preços e preferências de voo direto ou com escalas.

Em algumas situações, dependendo das distâncias e horários, pode ser necessário complementar os voos com outros meios de transporte, como ônibus, táxis ou carros de aluguel.

Resumindo, se estiver planejando uma viagem ao Rio Grande do Sul e quiser aproveitar ao máximo sua estadia, explore as opções de voos oferecidas pelas diferentes companhias aéreas. Isso garante uma escolha segura, confiável e conveniente.

Foto destaque por: Divulgação

Comentários