No último dia 06 de fevereiro, a Rainha Elizabeth II, a segunda monarca mais longeva da história, completou 70 anos de reinado, tornando-se assim a primeira monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. Em homenagem a este importante marco, celebrações por todo o Reino Unido vão marcar o ano de 2022.
Importantes eventos em comemoração ao Jubileu de Platina vão acontecer no feriado estendido de 02 a 05 de junho, como a parada militar Trooping of the Colour, em Londres, para marcar o aniversário oficial da rainha. Outros destaques ao longo do ano são a Missa de Ação de Graças na St. Paul’s Cathedral, um show especial no Palácio de Buckingham e o desfile oficial do Jubileu de Platina.
Viajar para a Grã-Bretanha no ano do Jubileu é ainda mais especial. Também é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a realeza britânica. Confira abaixo uma série de castelos, palácios e outros lugares pelo Reino Unido que têm tudo a ver com a monarquia e são abertos a visitas.
Inglaterra
Quando o assunto é a família real, não há ícone maior que o Palácio de Buckingham. Residência oficial da monarquia britânica em Londres desde 1837, é palco de vários eventos da realeza e também um centro administrativo. É na varanda central do palácio onde a família real costuma saudar o público após celebrações oficiais.
O Palácio de Buckingham tem incríveis 775 cômodos – os principais e mais suntuosos são abertos a visitantes durante dez semanas do verão e em algumas datas selecionadas em outras épocas do ano. Também é possível conhecer o jardim e alguns dos tesouros da Coleção Real. Já a famosa Troca da Guarda acontece diariamente no verão e em dias alternados no resto do ano.
Também em Londres, o Palácio de Kensington é outra importante residência real, onde vivem o Duque e a Duquesa de Cambridge – mais conhecidos como William e Kate. É também o local de nascimento da Rainha Vitória. Partes históricas do palácio são abertas ao público.
Nos arredores de Londres, está o Castelo de Windsor, o maior e mais antigo palácio ocupado do mundo. Residência real há mais de 900 anos, é onde a Rainha Elizabeth passa os finais de semana e outras datas especiais. Fica aberto a visitas durante praticamente o ano todo.
Já no condado de Norfolk, no leste da Inglaterra, fica Sandringham, lar de monarcas britânicos desde 1862. Esse é o retiro de campo da Rainha Elizabeth e também onde ela costuma passar o Natal com a família. As dependências internas, os jardins, o amplo parque ao redor e o museu ficam abertos ao público durante boa parte do ano.
Residência privada do Príncipe Charles e da Duquesa da Cornualha, a Highgrove House fica em Gloucestershire. O próprio Charles dedicou-se aos jardins da propriedade, transformando-os em um dos mais bonitos do país. São exatamente os jardins que ficam abertos a visitas e há vários tours disponíveis.
Perto de Sheffield, em Derbyshire, é possível conhecer a Chatsworth House, residência do Duque e da Duquesa de Devonshire. A visita inclui os 42 hectares de bem cuidados jardins, 30 cômodos e uma das maiores coleções privadas de arte da Europa. A propriedade já foi cenário de várias produções cinematográficas, como o filme “Orgulho & Preconceito” (2005).
Em Northampton, está Althorp, propriedade há mais de 500 anos dos Spencer, a família da Princesa Diana. É o local onde Lady Di morou durante parte de sua vida e foi sepultada após sua morte. Foi erguido ali um memorial, onde as pessoas podem prestar suas homenagens. A mansão, que hoje pertence ao irmão da Princesa Diana, tornou-se um museu com belas coleções de arte.
Com suas grandes torres e fortificações no centro da Inglaterra, o Warwick Castle abriga um complexo de atividades para todas as faixas etárias. Ali, a Idade Média ganha vida por meio de encenações históricas e experiências imersivas. Você pode ainda passar a noite nos terrenos do castelo, em um glamping temático da Idade Média.
Na Ilha de Wight, sul da Inglaterra, fica a Osborne House, um palácio próximo ao mar e que era o favorito da Rainha Vitória. Inclusive, a propriedade foi construída especialmente para a Rainha e o Príncipe Albert e reflete bem o estilo e a vida do casal. A visita ao local inclui os cômodos privados, outras áreas internas, os jardins e até a praia que a Rainha Vitória costumava frequentar.
Por fim, temos o Royal Pavilion, a mais impressionante construção da cidade de Brighton. Idealizado a partir das excentricidades do Príncipe George no começo do século XIX, mistura a arquitetura inglesa do período com estilos visuais da Índia e da China. O palácio deixou de pertencer à Coroa britânica em 1850, quando foi vendido à cidade de Brighton pela Rainha Vitória. Hoje, há várias salas abertas à visitação, além do parque com os jardins do palácio e o Brighton Museum & Art Gallery.
Escócia
O Castelo de Balmoral é a residência de veraneio da família real britânica na Escócia desde a época da Rainha Vitória. Neste ano, todos os terrenos da propriedade, os jardins e as exposições estarão abertas ao público diariamente, de 1º de abril a 02 de agosto.
Na capital Edimburgo, está o Palácio de Holyrood, residência oficial da monarquia na Escócia. Fundado em 1128, o local já foi lar de Mary, Rainha dos Escoceses, e, hoje, costuma receber a Rainha Elizabeth todos os anos entre o fim de junho e o começo de julho. É aberto a visitas do público.
Também em Edimburgo está ancorado o Royal Yacht Britannia, um navio que foi uma residência real flutuante por mais de 40 anos e levou a família real em diversas viagens oficiais. Por ali já passaram grandes figuras históricas, como Winston Churchill e Nelson Mandela. Hoje, é uma popular atração turística.
País de Gales
No País de Gales, destacamos dois castelos icônicos que merecem ser visitados. Perto de Cardiff, o Castelo de Caerphilly, o maior do país, é um típico castelo medieval, com torres, muralhas e totalmente cercado por água.
Também da Idade Média, o Castelo de Conwy fica no norte do País de Gales. Atravessou séculos de invasões e saques e resistiu ao teste do tempo: é um dos mais bem preservados castelos medievais da Europa.
Compras dignas da realeza
O ano do Jubileu de Platina da Rainha também é uma boa oportunidade para fazer compras muito especiais na Grã-Bretanha. Diversas marcas britânicas reconhecidas por sua alta qualidade têm a honra de possuir um Royal Warrant (algo como um “certificado real”). Isso significa que elas fornecem produtos e serviços diretamente à Rainha Elizabeth e ao Príncipe de Gales. Há selos para identificar tais marcas e até uma associação oficial.
Algumas das marcas que fazem parte deste seleto grupo são Burberry (vestuário), Cadbury (chocolates), Twinings (chás), Penhaligon’s (perfumes), Hunter (botas), Laphroaig (whisky) e Berry Bros & Rudd (vinhos), entre muitas outras.
Mais informações em: visitbritain.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / naumoid