Há 20 anos, em 26 de junho de 1997, o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J.K. Rowling, foi publicado no Reino Unido. Para celebrar o nascimento do bruxo mais famoso do mundo, vários eventos especiais irão acontecer no Reino Unido ao longo do ano, tais como uma nova exposição na British Library e sessões de cinema especiais no Alnwick Castle.
O maior evento do ano para celebrar o aniversário de Harry Potter é, talvez, a exposição sobre Harry Potter na British Library (“Harry Potter: A History of Magic”), em Londres, que abre em 20 de outubro e fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2018. Entre os itens que estarão expostos estão as anotações originais dos arquivos de J.K. Rowling (incluindo seu manuscrito da “Canção do Chapéu Seletor”), combinadas com peças centenárias do arquivo da biblioteca.
Explore as locações dos filmes da série durante uma caminhada guiada de Harry Potter do National Trust. Um desses lugares é a Lavenham Guildhall, uma construção do século XVI em Suffolk que aparece no cinema como a casa dos pais de Harry. É possível também visitar locais onde foram feitos trechos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, como a Freshwater West Beach, em Pembrokeshire, e a Lacock Abbey, em Wiltshire, esta com boa trilha para caminhada. A abadia de Lacock, por sinal, aparece em diferentes fases da saga de Potter: é uma igreja em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e faz as vezes da casa de Horácio Slughorn em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”.
Os fãs de bruxaria de Hogwarts precisam entrar no mundo da MinaLima, na Greek Street do Soho londrino. A loja é uma ideia de uma dupla de designers, a britânica Minaphora Mina e o brasileiro Eduardo Lima, que começou a trabalhar no fascinante mundo da magia alguns anos atrás e foi responsável pelo design da cenografia dos filmes de Harry Potter (Mina e Lima trabalharam na série desde o início). Entre suas criações estão o projeto do jornal “Profeta Diário”, a carta de aceitação de Harry em Hogwarts e as embalagens da loja Gemialidades Weasley. A maravilhosa exposição e loja, espalhada em quatro andares, é uma visita obrigatória para os fãs de Harry Potter. Ela fica no centro de Londres, com fácil acesso a partir de várias estações de metrô.
Se você quiser mergulhar no mundo de Harry Potter pra valer, pode reservar uma noite no Georgian House Hotel, em Londres, que conta com as especiais Wizard Chambers. Com nome oficial de Enchanted Chambers (Câmaras Encantadas), o hotel do século XIX tem um ambiente que inclui livros com capas de couro e caldeirões. O Georgian House Hotel fica a poucos minutos de caminhada da estação Victoria, na qual é possível pegar um ônibus para fazer o passeio Warner Brothers Studio Tour: The Making of Harry Potter.
Para assistir à saga de Harry Potter em um cenário realmente mágico, você precisa participar de uma experiência ao ar livre da companhia Luna Cinema. Aclamados como os “reis da experiência cinematográfica”, esses cinemas vão celebrar os 20 anos de Harry Potter durante o verão britânico com exibições especiais de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” em locais mágicos como o Alnwick Castle, em Northumberland (que nos filmes da série representa Hogwarts); o Ascot Racecourse, em Berkshire; o Cardiff Castle, no País de Gales; o Rochester Castle, em Kent; o Tatton Park, em Cheshire; a Waddesdon Manor, em Buckinghamshire e o Warwick Castle, em Warwickshire.
Foi no café Elephant House, em Edimburgo, Escócia, que J.K. Rowling escreveu a maior parte dos primeiros livros de Harry Potter. Passeie pelo Potter Trail, uma caminhada gratuita temática em Edimburgo. No caminho, você verá muitos locais que inspiraram o livro, como a George Heriot School e o cemitério Greyfriars Kirkyard, e conhecerá muitos aspectos interessantes dos personagens da série. Edimburgo fica a quatro horas e meia de trem saindo de Londres.
Mais informações em: visitbritain.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Tony Antoniou / VisitBritain