Ícone do site Qual Viagem

Com debates sobre IA, turismo indígena e sustentabilidade, WTM Latin America abre na próxima segunda em SP

A WTM Latin America começa na próxima segunda, 14, no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo os três pilares que a consagraram como um marco no calendário do setor: oferta de conhecimento de alto nível, geração de negócios e networking qualificado.

No campo da capacitação, o conteúdo é um dos grandes atrativos da feira e a intersecção entre turismo e transformação ganha protagonismo por meio da programação de seus teatros.

No Teatro Transformation, com curadoria de Aline Bispo e Pablo Menendez, a área se consolida a cada ano como um espaço de escuta, inspiração e construção coletiva de soluções para um turismo mais ético, inclusivo e regenerativo — em sintonia com os desafios contemporâneos e com o papel transformador do setor.

“A sustentabilidade certamente será o fio condutor dos debates deste ano”, afirma Aline Bispo, turismóloga, integrante da liderança técnica da rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia e curadora do espaço junto com Pablo Menendez. Ela destaca que os painéis darão visibilidade a práticas bem-sucedidas e agentes diversos — de governos a comunidades tradicionais — com o objetivo de inspirar ações concretas e construir alianças capazes de integrar sustentabilidade em todas as etapas da atividade turística.

Com temas que vão do turismo regenerativo ao etnoturismo indígena, passando pelo monitoramento de impactos como estratégia de vendas e pela valorização da memória cultural, os conteúdos foram pensados para provocar reflexões e oferecer ferramentas práticas, conectando experiências diversas que estão, hoje, redefinindo o que significa viajar e acolher com responsabilidade.

O Teatro Technology & Innovation reunirá especialistas para discutir Inteligência Artificial, personalização, sustentabilidade e o equilíbrio entre inovação e conexão humana, tema central da edição deste ano da WTM Latin America

Com curadoria de Gabriela Otto, o teatro levará especialistas ao palco para tratar de temas que refletem os principais dilemas da indústria. “A tecnologia é a chave para a transformação do turismo, impulsionando inovação, sustentabilidade e a experiência do viajante. Mas vivemos também o dilema da humanização na era digital, onde os profissionais estão se adequando às novas demandas, entendendo seu lugar e ansiosos em relação ao futuro de suas funções”, pontua Gabriela​.

A programação deste ano terá uma abordagem ainda mais integrada, aproximando a tecnologia da humanização e trazendo boas práticas para fidelizar clientes, vender melhor e reverter momentos críticos, além de trazer uma abordagem mais holística da experiência do viajante, explorando como a tecnologia pode ser usada para personalizar e aprimorar a jornada. O evento também ampliará o debate sobre como a inovação pode minimizar impactos ambientais e promover um turismo mais sustentável.

Entre os painéis confirmados, temas como a interseção entre tecnologia e sustentabilidade, o impacto da IA nas viagens e o futuro do turismo de luxo na era digital terão destaque. Para falar sobre esses temas, a edição de 2025 contará com a presença de especialistas em tecnologia, líderes de empresas de turismo e representantes de organizações internacionais. Entre os confirmados, estão nomes como Dai Dunka, head of Industry – Travel & Loyalty do Google; Simon Mayle, diretor da ILTM North America e Latin America; Fernanda Ribeiro, Senior Community Growth Manager do Airbnb; Hubber Clemente, fundador do Afroturismo Hub; Douglas Fernandes Camargo, diretor-executivo da Abracorp; e Cláudio Del Bianco, fundador e diretor da Del Bianco Travel Experience​.

A WTM Latin America sempre foi reconhecida por compartilhar conhecimento estratégico e impulsionar mudanças no setor por meio do networking qualificado, do foco em negócios e na oferta de conteúdo atualizado e transformador para os profissionais que buscam evoluir no mercado. “Nosso compromisso é apresentar debates que realmente impactam a forma como o turismo se desenvolve”, afirma Bianca Pizzolito, Event Leader do evento.

Destaques na programação do Teatro Transformation

O painel de abertura na segunda-feira (14), às 14h, abordará o “Turismo na Amazônia: Desafios e oportunidades em um ecossistema vital. No mesmo dia, às 15h30, o caso da província de Misiones, na Argentina, será apresentado em parceria com a Planeterra, com a presença do ministro do Turismo José Maria Arruá e de Santiago “Karaí Tataendy” Martínez, diretor de Turismo Indígena e Comunitário.

A terça-feira (15) também reserva painéis imperdíveis. Às 14h45, o Coletivo MUDA apresenta “Como transformar o monitoramento de impactos em estratégia de vendas no Turismo Responsável?”. Logo após, às 15h30, a ATTA – Adventure Travel Trade Association conduz um debate sobre o impacto positivo do turismo de aventura nos destinos e comunidades.

Na quarta-feira (16), dois encontros ganham atenção: às 14h, o painel ampliado sobre Turismo Indígena, em parceria com a WINTA (World Indigenous Tourism Alliance), trará lideranças de cinco países para debater como os projetos turísticos liderados por comunidades originárias são também atos de resistência e valorização cultural. Já às 15h30, o painel “Preservação da Memória e da Identidade Cultural” irá reunir representantes de projetos finalistas do Prêmio de Turismo Responsável, discutindo como a memória coletiva pode se tornar diferencial competitivo para o turismo, gerando impacto econômico, educativo e de pertencimento.

Espaço de premiação e reconhecimento

Além de sediar debates inspiradores, o Teatro Transformation é palco da cerimônia de entrega do Prêmio de Afroturismo by Guia Negro, marcado para segunda-feira (14/4), a partir das 17h40 e para o anúncio dos vencedores do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, que acontece no dia 15 de abril, a partir das 17h45. Em sua quinta edição, o prêmio reconhece e valoriza práticas que contribuem ativamente para um setor mais justo, sustentável e inclusivo.

Obrigatório para todos os participantes, o credenciamento para a WTM Latin America está disponível neste link.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile