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Com ativações e visita presidencial, Colômbia mira no mercado brasileiro

A Colômbia tem realizado eventos para interagir com o público brasileiro em Brasília e em São Paulo. A ideia é mostrar um pouco dos atributos culturais do país e fixar a marca da Colômbia neste momento de retomada da economia e do turismo.

Na capital federal, o evento ocorre no Parque da Cidade, com um backdrop instagramável para que as pessoas possam tirar fotos com elementos típicos da Colômbia. Aqueles que tiram a fotografia ganham uma foto impressa como recordação. Em São Paulo, o local escolhido foi a Praça do Ciclista, que recebe um Flash Mob Cultural com muita música e dança. Há uma dupla de músicos tocando o ritmo colombiano Bambuco e um casal de dançarinos, além de uma atriz que interage com o público.

As ativações aconteceram no mesmo dia em que o presidente da Colômbia, Ivan Duque, esteve em visita no Brasil. Junto com a presidente da ProColombia, Flavia Santoro, e ministros de várias pastas, eles participam de um evento nesta segunda-feira (18) no Grand Hyatt, em São Paulo, com o objetivo de estreitar e fortalecer as relações entre os dois países e desenvolver uma agenda comum de facilitação de comércio, investimento e turismo, que permita aproveitar acordos bilaterais.

O turismo é um dos setores estratégicos da Colômbia nesta retomada. O país elaborou um plano de recuperação para a atividade com o objetivo de proporcionar uma retomada consistente e segura do turismo. Durante a pandemia, foi aprovada a Lei Geral de Turismo, que, entre outras coisas, estabelece uma redução no IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) das passagens aéreas, que passou de 19% para 5%.

Além disso, o Governo da Colômbia criou a Certificação de Biossegurança Turística: “Check-In Certificado COVID-19 biosseguro”. A iniciativa tem o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Atualmente, mais de 720 empresas e prestadores de serviços turísticos já foram certificados.

Os bons sinais da retomada do turismo refletem em dados. Somente em 2021, 12 companhias aéreas anunciaram o início das operações no país de 31 novas rotas internacionais, das quais 19 foram inauguradas até setembro, número que supera o registrado em 2019, antes da pandemia, quando 17 novas conexões aéreas entraram em operação. No caso do Brasil, são 13 ligações semanais de São Paulo e Rio de Janeiro para Bogotá.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

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