A província de Viterbo abriga uma das cidades mais pitorescas da Itália: Civita di Bagnoregio. Localizada a menos de duas horas de Roma, a região fica no alto de um monte de calcário, a mais de 450 metros de altura do nível do mar, no vale entre os rios Chiaro e Torbito.
Suas origens remontam a Idade do Bronze e mostram que foi um local muito próspero e cheio de vida. A construção da cidade foi feita pelos etruscos – povo residente de Etrúria, atual Toscana, que tiveram muitos problemas com deslizamento de terra e terremotos, causa da constante destruição de edificações.
Apelidada de “cidade que morre”, Civita de Bagnoregio possui atualmente um total de 12 habitantes. Isso se deve ao fato de que a cidade sofre com o problema de uma progressiva erosão, o que é um risco para todos que moram ali. No entanto, devido à crescente curiosidade das pessoas a respeito do local, o turismo tem sido um sopro de vida, fazendo a cidade renascer.
Para chegar até a cidade, primeiro é preciso passar por Bagnoregio, e então atravessar a ponte de 500 metros de concreto que interliga ambas. É necessário pagar uma taxa de visitação, que vai para fundos de arrecadação para projetos que visam a preservação do local e tentam conter o avanço das erosões.
A cidadela medieval faz qualquer um se sentir em um filme antigo. Andar pelas ruas de Civita de Bagnoregio é encontrar com a harmonia de flores nas portas e janelas e se encantar com a natureza que cerca o entorno.
Os poucos restaurantes colocam as mesinhas do lado de fora do salão e fazem degustações de comidas típicas italianas. Vinhos, queijos, frutas, presuntos e bruschettas não faltam a mesa.
Na cidade, há um museu sobre a geologia e a erosão, chamado Museo Geologico delle Frane, que explica sobre a história e transformação geográfica que acontece em Civita di Bagnoregio. Também existe uma igrejinha histórica, a de San Donato, que foi construída no século V e possui um afresco da escola de Perugino e um crucifixo de madeira do século XV da escola de Donatello.
A cidade não tem hotéis e, para conhecê-la por completo, o visitante leva cerca de 2 a 3 horas. Para quem estiver nas regiões de Florença, Roma, Viterbo e Orvieto, vale a pena fazer um bate e volta por Civita di Bagnoregio.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por StevanZZ