Ícone do site Qual Viagem

Circuito das Araucárias surpreende pelas belezas no norte de Santa Catarina

O Circuito das Araucárias guarda um conjunto de atrações variadas e compreende um dos mais belos traçados para a realização de passeios de bicicleta do Brasil. Este roteiro no norte de Santa Catarina é repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras, planaltos e vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, que fica na cidade de Corupá – uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3,5 km de extensão.

Foto por Cleiton Dias

Há ainda outros grandes atrativos naturais, entre eles o Morro da Igreja, que se destaca à grande distância e possui um paredão de pedra onde os escaladores praticam o rapel (um dos maiores do Brasil, com 245 m), e os Campos do Quiriri, uma área de preservação que pode ser conhecida a partir do Circuito e de onde, em dias claros, avista-se todo o litoral norte de Santa Catarina.

Foto por Cleiton Dias

O roteiro passa ainda por vários trechos do traçado original da estrada Dona Francisca, construída por volta de 1865. Outro ponto de interesse histórico é a ferrovia construída em 1913, que se encontra ainda em funcionamento e era parte da Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. Os trilhos serpenteiam entre as serras e cruzam o circuito diversas vezes. A antiga e bem conservada Maria Fumaça parte de Rio Negrinho mensalmente, ou em viagens para grupos fechados de turistas.

Foto por Elimar Passig

No aspecto cultural, o turista pode conferir a influência das culturas alemã, polonesa e italiana, notada nos costumes e tradições, como as festas locais, e na gastronomia, com deliciosos cafés coloniais, além dos tipos de construções e dos traços físicos de sua gente. O cicloturista poderá visitar fazendas que criam ovelhas, restaurantes e produtores rurais que cultivam produtos orgânicos sem a utilização de agrotóxicos, como uvas, mel, ovos, morangos e hortaliças variadas.

Foto por Elimar Passig

Há ainda nas cidades que compõem o Núcleo Turístico do Quiriri construções históricas como o Seminário de Corupá e o Sítio Ponte de Pedra (em São Bento do Sul), onde se pode vivenciar um dia no campo. Pra completar o passeio, delicie-se com as belíssimas cachoeiras de Campo Alegre e aprecie a gastronomia baseada em carneiro e ovelha.

Foto por Elimar Passig

Ao longo do Circuito das Araucárias encontram-se pequenos museus com peças e artefatos rurais, trazidos ou fabricados pelos primeiros colonizadores. As quatro cidades, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados. Essas cidades formam um novo consórcio turístico denominado Quiriri, que será na verdade um dos poucos “Clusters Turísticos” de caráter ecológico repleto de atrações: gastronomia, aventura, ecoturismo, turismo rural e enormes recursos naturais, como serras, rios, riachos, cachoeiras, montanhas, cânions, fauna e flora abundantes, além de paisagens deslumbrantes. Tudo isso à disposição dos turistas e dos praticantes do cicloturismo.

Foto por Elimar Passig

Para os amantes das bikes, o Serra Alta, o mais bem estruturado hotel de São Bento do Sul, criou uma pequena oficina para os pedalantes. Lá, eles podem lavar e lubrificar as bicicletas, revisar os itens de segurança e trocar ou encher um pneu para a magrela ficar prontinha para ser usada no dia seguinte. O Serra Alta Hotel ainda oferece tarifas especiais para quem for explorar o Circuito das Araucárias. Aliás, ele está dividido em trechos, que são uma referência dos locais onde há possibilidade de pernoite. Assim, os trechos não correspondem a cada dia de pedalada – há trechos com 13 km e outros com 60 km. Portanto não há neste circuito etapas fixas, ou um número fixo de dias para percorrê-lo. Há várias opções de hospedagem, permitindo que cada cicloturista determine em quantos dias vai fazer o percurso e em que ritmo vai fazer sua viagem.

Como chegar

De São Paulo, siga pela Rodovia Régis Bittencourt até Mandirituba, perto de Curitiba. Depois, siga pelas rodovias estaduais até São Bento do Sul. Ou então pegue um voo até Joinville, que fica a cerca de 80 km do Circuito.

Onde ficar

Em São Bento do Sul:

Serra Alta Hotel

Sítio e Pousada Ponte de Pedra

Em Rio Negrinho:

Casa da Guita

Em Corupá:

Tureck Garten Hotel – é um local ideal para descanso e contato com a natureza. Por estar ao pé da Serra do Mar, você encontrará lindas paisagens, cachoeiras, morros e uma grande quantidade de atrativos naturais ligados ao ecoturismo.

Em Campo Alegre:

Pousada Casa Antiga – situa-se numa pequena propriedade rural de mão-de-obra familiar que desde 1996 abre sua porteira para os amantes da natureza e da vida simples do campo. Oferece hospedagem em uma centenária casa colonial.

Onde comer

Em São Bento Do Sul:

Rancho Do Mendonça

Em Corupá:

Restaurante Seminário – experimente o bufê que funciona anexo ao Seminário da cidade – uma fusão da gastronomia típica alemã e campeira.

Em Campo Alegre:

Armazém Dona Francisca – especializado em carne de cordeiro: carne grelhada, hambúrguer e sopa de capeletti. Dispõe ainda de hambúrguer de linguiça blumenau, de picanha e de frango.

Mais informações em: circuitodasaraucarias.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva, enviado especial ao norte de Santa Catarina.

Foto destaque por: Elimar Passig

Comentários

Sair da versão mobile