Ícone do site Qual Viagem

Circuito das Águas Paulista tem atrações para todos os públicos

Com um clima agradável praticamente o ano todo e uma natureza privilegiada cercada pelas montanhas da Mantiqueira, o Circuito das Águas Paulista é ideal para quem busca um destino para as férias ou apenas uma viagem de final de semana. As nove cidades que compõem o circuito são facilmente acessadas a partir da cidade de São Paulo, de Campinas e do sul de Minas – o que vem de encontro com a tendência atual de viagens a destinos próximos, que podem ser feitas de carro, algo observado desde o início da pandemia.

Além disso, o Circuito das Águas Paulista mostra uma grande variedade de atrativos, para todos os gostos e faixas etárias. Quem busca o descanso tem opções no turismo de saúde e bem-estar, como a profusão de fontes de águas com propriedades terapêuticas. Já a adrenalina está presente em diversos parques de aventura e atividades radicais, como o rafting. O circuito apresenta ainda trilhas em meio à mata nativa, roteiros rurais, atrativos culturais e muito mais.

Águas de Lindóia

Foto por Divulgação / CICAP

Águas de Lindóia é conhecida pelas águas termais com propriedades curativas, com turismo voltado para o bem-estar e contato com a natureza. A começar pelo Balneário Municipal, que oferece banhos terapêuticos, outros serviços relaxantes e piscinas abastecidas com água mineral. A qualidade dessas águas ganharam renome mundial e foram constatadas até mesmo por Marie Curie, que visitou a cidade na década de 1920.

As águas também são garantia de diversão no Thermas Hot World. O parque aquático conta com diversos toboáguas, cascatas, jatos d’água, brinquedos infantis e muitas piscinas, tudo isso com águas bem quentinhas. Há ainda atividades radicais e uma estrutura completa.

Amparo

Considerada a capital histórica do Circuito das Águas Paulista, Amparo tem um vasto conjunto arquitetônico de casarões e fazendas da época áurea do café. Em contraste, a cidade também apresenta um lado moderno no Polo Astronômico de Amparo. Dentro de uma área rural longe das luzes e da poluição, é possível ter uma perfeita visualização do céu estrelado. Aberto ao público, tem um observatório astronômico, um planetário, um café e uma trilha ecológica.

Foto por Divulgação / CICAP

O enoturismo também está presente em Amparo. A Vinícola Terrassos apostou na ideia de produzir vinhos finos no interior de São Paulo e encontrou na cidade, em meio à altitude da Mantiqueira, o terroir ideal para isso. A visita à vinícola dá acesso a toda área externa com vista para as montanhas, jardins e vinhedos, com direito a degustação. O visitante pode ainda aproveitar um piquenique nessa bela propriedade.

Holambra

Responsável por cerca de 50% do mercado florista do país, Holambra encanta também por ser um pedacinho da Holanda no Brasil. Um dos principais atrativos é o Moinho Povos Unidos, erguido em homenagem ao aniversário de 60 anos da imigração holandesa na região. Com uma altura de quase 40 metros, oferece um mirante e andares temáticos abertos à visitação. Após a Segunda Guerra Mundial, os primeiros imigrantes holandeses chegaram à antiga Fazenda Ribeirão, onde o município foi fundado. Toda essa história, por meio de um rico acervo com objetos da época, pode ser conferida no Museu Histórico da Imigração.

Foto por Divulgação / CICAP

Já o Parque Van Gogh conta com belas paisagens e muitos atrativos para aproveitar em família, como passeio de pedalinho no lago, aluguel de bicicletas e espaços para caminhadas em meio às árvores. Há ainda simpáticos chalés de madeira de inspiração europeia, onde funcionam lojinhas e cafés.

Jaguariúna

Foto por Divulgação / CICAP

Jaguariúna preserva um patrimônio histórico-ferroviário, com destaque para o trem turístico Maria Fumaça e o Museu Ferroviário. A antiga Estação Mogiana é hoje o Centro Cultural de Jaguariúna. Com vagões preservados, que vieram da Inglaterra na década de 1920, o passeio de Maria Fumaça proporciona uma volta no tempo e atravessa cenários naturais de muita beleza. A viagem segue até a estação Tanquinho, em Campinas, e, em seguida, os passageiros embarcam para o caminho de volta.

Quem prefere um passeio com mais adrenalina vai adorar o Naga Cable Park, onde é possível praticar wakeboard, esqui aquático e outras atividades radicais com manobras na água em um grande lago. O local também conta com o maior parque aquático de flutuantes do Brasil. Esse é o primeiro cable park da América Latina.

Lindóia

Lindóia é mais conhecida por ser a capital nacional da água mineral, mas guarda também muitos atrativos de ecoturismo, esporte e lazer. Um bom exemplo é o Complexo Turístico do Grande Lago, com 260 mil m² de espelhos d’água, alimentados pelas nascentes que afloram das montanhas. O local é muito utilizado para pesca, esportes náuticos e caminhadas. Tem ainda quiosques e espaços para churrasco e piqueniques.

Foto por Divulgação / CICAP

Outra atração imperdível na cidade é o Mirante do Cristo, construído em 1960. Com uma localização privilegiada, permite vistas deslumbrantes para a cidade e a Serra da Mantiqueira.

Monte Alegre do Sul

Foto por Divulgação / CICAP

Em Monte Alegre do Sul, as águas com propriedades terapêuticas brotam em fontes espalhadas por toda a cidade, como a Fonte da Índia e a Fonte Bom Jesus. A cidade conta também com o Balneário Municipal, onde os visitantes podem se beneficiar de banhos de imersão, indicados no tratamento de doenças de pele, artrite e artrose.

Destaque também para o Santuário do Senhor Bom Jesus, o único da região. Projetado pelo italiano Henrique Mondelli, em 1909, o Santuário tem arquitetura neoclássica, com elementos renascentistas e barrocos, inspirada na igreja italiana de Il Gesú, de Roma. Seu interior apresenta pinturas do renomado artista italiano Domenico Rocco. Na Sexta-feira Santa, uma tradição de mais de 70 anos está de volta: o Fecha Corpo consiste em tomar, em jejum, uma dose de cachaça curtida com arruda e guiné, para trazer saúde para o restante do ano.

Os alambiques e adegas na zona rural da cidade também oferecem experiências gastronômicas, com cachaças, licores, doces e outras delícias caseiras, feitas a partir de receitas passadas de geração em geração pelas famílias de imigrantes que construíram suas histórias em Monte Alegre do Sul.

Pedreira

Foto por Divulgação / CICAP

Com belas paisagens típicas da região da Mantiqueira, Pedreira é conhecida como a capital da porcelana, sendo um destino imperdível para compras. A cidade tem centenas de lojas especializadas em peças fabricadas em porcelana, cerâmica, madeira e outros materiais, com preços muito atrativos. As lojas estão concentradas em grandes centros comerciais pela cidade, como o Center Louças. A tradição da porcelana em Pedreira vem do começo do século XX. Com a crise do café, as famílias de imigrantes italianos que moravam ali buscaram outras fontes de renda, dando início à produção de porcelanas na cidade.

Já o Zoobosque de Pedreira ocupa uma área de 33 mil m², com remanescente de mata nativa e diversas espécies da fauna e da flora. O parque abriga animais como a onça-pintada, o tucano, o quati, o macaco-prego e o macaco-aranha.

Serra Negra

Com vocação natural para o turismo, Serra Negra tem fontes de águas minerais usadas para tratamentos de saúde, ótimos roteiros rurais, com cultivo de produtos orgânicos e produção de laticínios, vinhos e cachaças, e opções de compras de produtos em lã, couro e malha. Um dos principais passeios da cidade é o Teleférico, cujo trajeto tem 1.400 metros de extensão e leva até o Pico do Fonseca, a mais de mil metros de altitude e que abriga o Cristo Redentor. O mirante oferece uma vista panorâmica da região.

Foto por Divulgação / CICAP

Para entrar em contato com a natureza, o Bioparque de Serra Negra está inserido no bioma da Mata Atlântica, com a presença de espécies endêmicas ameaçadas de extinção. O parque conta com 28 hectares de vegetação nativa, trilhas interpretativas e ótima infraestrutura. Já do Mirante do Alto da Serra, a 1.310 metros de altitude, é possível admirar uma vista panorâmica de dez cidades da região. O local também tem uma rampa de voo livre.

Socorro

Socorro é conhecida por ser um dos principais polos de turismo de aventura do país. As emocionantes corredeiras do Rio do Peixe são procuradas por turistas de todo o país para a prática de rafting. Há muitos parques que oferecem essa e outras atividades radicais, como o Parque de Aventura Monjolinho, onde é possível curtir ainda arvorismo, tirolesa, escalada, caiaque e muito mais.

Foto por Divulgação / CICAP

Do alto de uma montanha, a Pedra Bela Vista é o local certo para admirar o pôr do sol em Socorro, a partir de um lindo mirante a 1.250 metros de altitude. Além de um visual incrível, o local tem ainda atividades de aventura, como rapel de 98 metros, rock view (que permite chegar até a beirada da pedra, a 100 metros de altura, com equipamentos de segurança), trekking das grutas e arco e flecha. A Pedra Bela tem também espaços gastronômicos. Uma das melhores experiências é o Pan de Palo – moldado em uma haste de madeira, o pão é assado na brasa da fogueira pelos próprios visitantes.

Mais informações em: circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por: Divulgação / CICAP

Comentários

Sair da versão mobile