Não há como duvidar, o litoral da paraíba é de deixar qualquer um de queixo caído!
O verão só começa oficialmente em 21 de dezembro, mas quem vive na região do nordeste sabe muito bem que o calor não dá trégua. Quem busca encontrar praias mais vazias, em que impera a tranquilidade sem abrir mão do visual paradisíaco, escolheu o lugar certo para passar as férias. O litoral da Paraíba não é tão badalado, mas tem praias lindíssimas e cenários de ficar com o queixo caído.
Pedras de formatos curiosos, coqueiros, falésias coloridas e mirantes complementam o visual que sempre está em harmonia com o verde estonteante do mar. Basta que o céu esteja aberto para fazer a felicidade dos turistas e garantir um ótimo dia na praia.
João Pessoa recebe o maior número de visitantes, mas quem tem um tempo livre não pode deixar de conhecer a região sul do estado. São menos de 30 km de distância que separam João Pessoa do Conde, cidade que guarda algumas das mais belas praias da região – seja para mergulhar, surfar ou praticar o naturismo
Uma das dicas mais importantes para quem visita essa região ou outras praias do nordeste é estar ligado na tábua de maré. As piscinas naturais e bancos de areia são formados, na grande maioria das vezes, quando a maré está baixa, fato que ocorre duas vezes ao dia. As fases da lua influenciam diretamente nas marés, e por isso, nem todas as luas são bacanas para encontrar a maré baixinha. Nas semanas de lua cheia e lua nova a oscilação entre o ponto mais alto e mais baixo da maré é maior, possibilitando que as marés fiquem mais rasas e mais cheias nesse período, e por isso são os períodos mais indicados para realizar os passeios.
Confira algumas das mais belas praias da Paraíba:
Tambaba
É uma das praias mais interessantes da Paraíba, e tem a facilidade de agradar diferentes públicos: turistas, surfistas e naturistas. Além do visual espetacular, com formações rochosas peculiares e grandes falésias, essa praia é famosa por ser uma das praias naturistas mais famosas do Brasil. Quem quiser conhecer a área voltada aos naturismo deve ficar completamente sem roupas.
Coqueirinho
O nome já dá dicas do que encontrar na região, mas não pense que o cenário para por aí. A praia é daquelas em que os amantes de natureza, brindam esse lugar único, que possui falésias avermelhadas e bastante vegetação. Recomendamos fazer uma caminhada de Coqueirinho até Tabatinga na maré baixa, a paisagem é incrível.
Praia de Areia Vermelha
É, na verdade, um banco de areia no meio do mar, mas o lugar é tão interessante que não poderia ficar de fora dessa lista. A “praia” se forma sempre que a maré está baixa e tem seu acesso feito por barcos que partem das praias próximas. O local é uma área de preservação ambiental e oferece estrutura temporária para os turistas mergulharem próximo aos arrecifes e arriscarem fotos da fauna e flora marinha.
Tabatinga
Com pouca estrutura e praticamente virgem, o visual é de tirar o fôlego, essa praia é o local ideal para descansar cercado pela natureza. Tabatinga guarda em seu território falésias coloridas, areia fofa, árvores e o encontro do rio com o mar, por isso permite um mergulho na água doce ou na água salgada.
Tambaú
Entre as praias urbanas de João Pessoa, Tambaú é a que mais visitada. A praia possui uma excelente estrutura e fica animada tanto de dia quanto pela noite. É uma praia sem ondas muito fortes e por isso recomendada também para famílias com crianças. De Tambaú partem as embarcações para Picãozinho – piscinas naturais de águas cristalinas onde se pode mergulhar e ver dezenas de espécies de peixes coloridos, cavalo marinho, e também diversificado conjunto de pequenos corais.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destacada por: Praia de Camboinha (PB) Foto Cacio Murilo