Nem só de romance vive Monte Verde. A capital da lua de mel, em Minas Gerais, também é conhecida por sua deliciosa gastronomia ímpar, que oferta desde trutas a fondues e, é claro, pratos com o típico sabor e tempero mineiro.
Com forte influência europeia, principalmente alemã e italiana, a cidade conta com uma rica variedade de cantinas e restaurantes especializados, além de muitas novidades envolvendo comida contemporânea. Em um passeio pela principal rua do distrito, o visitante se depara com diversas opções de dar água na boca.
Na Avenida Monte Verde, o Rancho da Picanha oferece um ambiente familiar e cheio de tradicionalidade. O carro chefe da casa fica por conta da Picanha argentina do chefe, servida na chapa e com acompanhamentos. Além disso, o local serve pratos da cozinha caseira, trutas e rodízio de fondue. O restaurante funciona de segunda a domingo, das 11h às 23h.
Especializado em pratos típicos de Minas, O Caipira capricha na decoração e no cardápio inspirados na fazenda e no clima família.
Comandado pela chef Judith Pereira da Rosa Borges, a casa tem como destaque o leitão à pururuca, frango com quiabo, feijão-tropeiro e picanha na chapa. O local de segunda a quinta, das 11h30 às 18h, e de sexta a domingo, das 11h30 às 23h.
Torresmo e Arroz de Carreteiro são presença garantida no cardápio do Villa Amarela. A casa ainda dispõe de uma variedade de chapas quentes de carnes com acompanhamentos em um espaço intimista e boêmio. O cliente pode desfrutar de um romântico jantar à luz de velas ou reunir-se e com os amigos no agradável ambiente externo. O restaurante também possui um espaço para as crianças, podendo ser curtindo com toda a família.
Amantes de culinária italiana podem se deliciar com a cozinha do Di Venetto. Seu cardápio abrange a tradicional gastronomia de três cidades italianas: Verona, Veneza e Pádua, na região de Vêneto, e oferece massas, risotos, trutas, fondues, carnes, caldos e sopas, além de uma ampla carta de vinhos para harmonização. O ambiente rústico e aconchegante ainda é utilizado para espaço de eventos e está aberto todos os dias, do 12h às 22h.
Estar em Monte Verde e não comer fondue é o mesmo que ir à Itália e não comer massa. O Restaurante Monte Vert é especializado em diferentes tipos de fondues. O rodízio é uma das melhores maneiras de experimentar os pratos que incluem tanto os acompanhamentos típicos quanto as variedades e releituras de clássicos.
Duas pousadas românticas na capital da lua de mel
A paisagem verde e montanhosa, o clima frio e a arquitetura peculiar que remete aos vilarejos europeus fazem de Monte Verde um refúgio para curtir a dois. A cidade oferece ampla oferta de hotéis e pousadas que atraem hóspedes com seus espaços intimistas, aconchegantes e que oferecem vistas espetaculares para a natureza.
Pertinho do centro, a Pousada Jardim da Mantiqueira se instala ao redor de um bosque de araucárias. Os chalés têm uma decoração de estilo minimalista e muita luz natural. Com um ambiente mais familiar a pousada convida às crianças a se aventurar e brincar em um ambiente natural. São doze chalés com lareira e hidromassagem, vista para as montanhas, decoração única, varanda privativa e suítes totalmente equipadas.
Já a Pousada Pedras e Sonhos é um recanto que combina com a primavera, amor, lareira e vinho. Possui cinco chalés em alvenaria equipados com banheira de hidromassagem dupla e uma decoração intimista. Além de proporcionar um ambiente romântico, a vista da imensidade montanhosa é deslumbrante garantindo uma estada revigorante. O sexto, o Chalé da Pedra acomoda até quatro pessoas. É totalmente de madeira, com sala, cozinha, banheira de hidromassagem e uma varanda de 360º.
Serviço
Onde comer
Di Vinetto Ristoranti – divenetto.com.br
Monte Vert – A Casa do Fondue – www.casadofondue.com.br
Restaurante Rancho da Picanha – restauranteranchodapicanha.com.br
Restaurante Villa Amarela – villaamarela.com.br
O Caipira – o-caipira.business.site
Onde ficar
Pousada Jardim da Mantiqueira – www.pousadajardimdamantiqueira.com.br
Pousada Pedras e Sonhos – www.pousadapedrasesonhos.com.br
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada por Eliria Buso