Segundo dados coletados pela agência online de turismo, ViajaNet, as passagens aéreas para Salvador devem ficar 11,26% mais baratas neste mês de novembro, se comparadas ao mesmo período analisado no ano passado. Com voos saindo do Rio de Janeiro e São Paulo, a média de novembro deste ano está em R$ 559,15, sendo possível encontrar passagens aéreas ainda mais barato. Pensando nisso, listamos cinco dicas para quem pensa em aproveitar o caldeirão cultural que a capital baiana preserva por mais de quatro séculos.
Pelourinho
O Pelô, como é conhecido, é o principal ponto turístico de Salvador. O bairro fica no centro histórico e reúne o maior conjunto arquitetônico de origem barroca fora da Europa. As construções mantêm a história preservada, mostrando ao turista a verdadeira veia cultural e artística da região.
Mercado Modelo
No mercado Modelo, construído em 1861, o turista pode apreciar e adquirir produtos locais e artesanais, fazendo uma imersão nos sabores da cultura baiana. O mercado fica localizado na Cidade Baixa e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional.
Farol da Barra
O Farol da Barra é uma das construções militares mais antigas do Brasil. O monumento é considerado um símbolo da cidade e servia como orientação do porto local no século XVII. No Farol, o turista também pode agendar uma visita para conhecer o interior do monumento e subir uma torre de 22 metros de altura para curtir o visual.
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim
Esse local é visita obrigatória para quem vai a Salvador. Construída no século XVIII, a igreja e as suas escadas são um dos pontos mais famosos e requisitados pelos turistas. É lá que são distribuídas aquelas famosas fitinhas, vistas tanto nos braços de brasileiros como de pessoas que moram no exterior. Lavagem do Bonfim e a festa do Bonfim são os principais eventos ocorridos na igreja.
Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda foi inaugurado em 1863, sendo o primeiro elevador urbano do mundo. Com 63 metros, era o mais alto do mundo naquela época. O imponente monumento histórico liga a cidade alta à cidade baixa e transporta centenas de milhares de turistas por mês. É visita obrigatória para quem quer conhecer parte da história Baiana.
Texto por: Agência com edição de Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / filipefrazao