Graças à aproximação entre Estados Unidos e Cuba durante o governo do agora ex-presidente Obama, o destino caribenho está voltando a cair nas graças do turismo mundial. Um exemplo claro são as grandes empresas de cruzeiros, que cada vez mais fazem roteiros com paradas em Cuba. Além de Havana, uma cidade que atrai muitos turistas estrangeiros é a charmosa Cienfuegos, localizada às margens de uma baía a 230 km da capital cubana, no sul do país.
Depois de a região ter sido estabelecida por espanhóis, Cienfuegos foi fundada, no século XIX, por imigrantes franceses. O resultado foi a construção de uma série de belos prédios coloniais e neoclássicos de influência francesa no centro, o que rendeu a essa área da cidade o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
A maior parte desse tesouro arquitetônico pode ser visto em torno da Plaza José Marti. Bem preservada, a praça reúne monumentos e construções como o prédio da prefeitura, a Catedral de la Purísima Concepción e o Teatro Terry. Veja também o belo Palácio Ferrer. Por ali, há ainda alguns museus, além de hotéis, restaurantes e cafés.
Mais ao sul, a área de Punta Gorda é uma espécie de península que se estende pela baía, e também é bem turística. É onde estão muitos hotéis e palacetes erguidos pelos endinheirados que viviam ali na década de 1920, como o Palácio de Valle.
Mesmo construídas mais tarde, essas residências seguiram alguns padrões arquitetônicos para combinar com o que já existia no centro de Cienfuegos. O porto da cidade teve importante papel no comércio de cana-de-açúcar, tabaco e café, e, hoje, é ponto de parada de navios de cruzeiro.
Como chegar
A partir de São Paulo, há voos para Havana com uma parada pelas companhias Copa Airlines, Avianca e LATAM. Da capital cubana, uma curta viagem de carro ou ônibus leva até Cienfuegos.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Maisna