De ruínas cheias de relíquias a antigos moinhos e minas, passando por lindos hotéis e tavernas ainda em funcionamento, as mais de 600 cidades fantasmas de Nevada fazem do estado norte-americano uma região incomparável. Quer desbravar algumas destas cidades fantasmas? Confira abaixo algumas sugestões:
Rhyolite

Foto por Divulgação
Encravada em um desfiladeiro de rocha vulcânica à beira do Vale da Morte, Rhyolite Ghost Town viu sua população crescer para vários milhares após a famosa descoberta de ouro de Shorty Harris em 1904. No entanto, em 1910 as minas foram fechadas após o terremoto que ocorreu em São Francisco, que interrompeu o serviço ferroviário para a cidade mineira de Nevada, causando seu colapso. Durante o passeio, não se esqueça de visitar as ruínas do banco, do armazém geral e da estação de trem que estrelaram muitos filmes, bem como a Tom Kelly Bottle House e o vanguardista Goldwell Open Air Museum. Hoje, esta joia de fácil acesso é uma das cidades fantasmas mais fotografadas de Nevada.
Belmont Mill

Foto por Divulgação
Localizada no centro do estado, Belmont mantém várias estruturas com mais de 150 anos, embora muitas não tenham telhado. Isso ocorre porque quando a cidade foi quase abandonada no final do século XIX, os garimpeiros quiseram preservar a madeira, pois era difícil de encontrá-la nos desertos de Nevada. Na sua visita não deixe de ver o Belmont Courthouse (Palácio de Justiça de Belmont) e as ruínas do moinho.
Metropolis

Foto por Divulgação
Escondida nas bacias e colinas de Nevada, você encontrará Metropolis, uma cidade fantasma que nunca teve uma chance com todas as pragas de coelhos, febre tifóide, grilos mórmons, incêndios e secas. O que resistiu ao teste do tempo, no entanto, é um arco de tijolos de dois andares que já serviu como entrada para a escola (ótimo para algumas fotos verdadeiramente impressionantes em meio a mares ilimitados de artemísia). Você também encontrará estruturas do antigo hotel e marcadores históricos da área.
Berlin

Foto por Divulgação
Berlin foi criada logo depois que a prata foi descoberta no centro de Nevada durante o final do século XIX. Hoje, a cidade fantasma é protegida pelo sistema de Parques Estaduais de Nevada e preserva antigas cabanas de mineiros ainda mobiliadas, uma oficina de reparo de máquinas e o compactador do moinho, acompanhado pelo caminhão Ford vintage do lado de fora, que representa um dos elementos mais fotografados de Nevada. Não perca a Fossil House, onde você encontrará a maior concentração de fósseis de ictiossauros do mundo.
Goldfield
Este “campo de ouro” estabelecido em 1902 rapidamente se tornou a cidade mais influente, mais rica e maior do estado por um tempo, com uma população máxima de 20.000 pessoas. Hoje, esta “cidade fantasma viva” de cerca de 250 moradores cativa com vários edifícios originais lindamente preservados e visitáveis, alguns lugares para beber, atividades para extrair joias preciosas, atividade paranormal, arte estranha e muito mais.
Unionville
Enterrada nas colinas entre Winnemucca e Lovelock está a assustadora cidade de Unionville. Com uma população gigantesca de 20 pessoas, alguns podem dizer que este é um exemplo genuíno de uma cidade fantasma viva, mas com as comodidades mais próximas a uma hora de distância e avistamentos humanos reais poucos e distantes entre si, Unionville definitivamente parece muito assustadora. Como a maioria das outras cidades fantasmas espalhadas pelo estado, Unionville teve um clássico boom seguido de um colapso depois de ser minerada. Em sua visita, você poderá ir à cabana do autor americano Mark Twain, que escreveu sobre seu tempo lá em seu livro “Roughing It”.
Mais informações em: travelnevada.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação