Letreiro hollywoodiano, fortaleza medieval e ruelas de pedra fazem de Rasnov um surpreendente destino na Romênia. Localizado a menos de uma hora do famoso castelo de Bran, a cidade é ideal para fazer um bate e volta ou aproveitar um fim de semana.
Construída pelos cavaleiros teutônicos alemães, em meados dos anos 1211 e 1225, Rasnov era um importante ponto de defesa da passagem entre a Valáquia e a Transilvânia, que servia para impedir os avanços dos turcos e tártaros. Sua privilegiada localização em um ponto alto, juntamente com a construção da enorme fortaleza que a rodeia, fez de Rasnov uma das mais importantes cidades da época.
Hoje, a cidade conta com menos de 20 mil habitantes, e é destino de fuga para curtir os fins de semana ou para aproveitar uma tarde gostosa. A fortaleza e seu castelo é o principal atrativo de Rasnov, onde é possível conhecer as torres e os portões medievais, além é claro, dos pontos de vista panorâmica, que dão diretamente para as montanhas Bucegi. O local fica aberto todos os dias do ano.
Dentro da fortaleza há um museu sobre a história da cidade e um impressionante esqueleto enterrado sob o piso de vidro, além de artefatos históricos que estão em exposição.
E para quem deseja entrar mesmo no clima medieval, é possível alugar roupas temáticas de cavaleiros e tirar muitas fotos!
Para quem está viajando com crianças, a principal atração é o Parc Dino, um parque dedicado aos dinossauros, que possui 50 figuras em tamanho natural, e ainda conta com um museu, lojas, restaurantes tematizados.
O maior evento de Rasnov, o Festival de Filmes, acontece entre julho e agosto e reúne diversos turistas e moradores da cidade para fazer debates sobres filmes, além de eventos musicais folclóricos.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por sorincolac