Perdida no alto de uma montanha descoberta casualmente, está Choquequirao. O pouco conhecimento desta cidade, leva igualmente poucos viajantes a chegarem realmente a esse local. A 165 km de Machu Picchu, Choquequirao permanece quase virgem.
Assim como aconteceu com Machu Picchu nos primórdios, apesar de hoje ser conhecida mundialmente, Choquequirao é uma cidadela inca intacta e encravada nas montanhas peruanas só acessível a pé por uma longa caminhada que dura três dias de roteiro.
“É ideal para viajantes que não querem ser turistas”, diz o jornal argentino La Nación. Há alguns anos, o governo peruano indicou a ideia de construir um teleférico partindo da cidade de Kiuñalla, a cinco quilômetros dali, para facilitar a chegada dos viajantes.
Em quechua, Choquequirao significa “berço de ouro”, e da mesma forma como acontece com Machu Picchu, há incontáveis teorias sobre sua origem, mas, além das explicações místicas, a cidadela se parece em tipologia com outras regiões urbanas incas, como a própria Machu Picchu, Ollantaytambo e Pisac, todas no chamado Valle Sagrado.
A cidade de Choquequirao possui zonas residenciais, áreas destinadas ao culto solar, grandes praças que ligavam diferentes bairros e uma rede de terraços de cultivo que abrange centenas de hectares agrícolas.
Choquequirao se encontra aos pés da montanha Nevado de Salkantay, nas margens do rio Apurímac. O terreno está dentro da jurisdição do município de Santa Teresa, na província de Cusco.
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por rchphoto