Considerado um dos melhores destinos de viagem de todo o Mediterrâneo, o Chipre tem belezas diversas. A ilha encanta com seu cenário típico de sonho: mar azul turquesa, areias brancas e montanhas.
O Chipre oferece atrações turísticas de praia e arqueológicas. Além disso, tem um grande fluxo de turistas durante o verão, quando o calor e sol são fortíssimos. A noite também é bastante agitada com vários bares, com ares típicos de “pubs”.
Sendo a maior ilha do Mediterrâneo Oriental, situado ao Sul da Turquia, o destino guarda resquícios de sua historia em vilas e teatro romanos, igrejas e castelos. Chipre é também conhecida como a Ilha de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, que, segundo reza a lenda, teria nascido por lá.
As praias de Ayia Napa são as mais visitadas do destino. Com areia dourada, muitos bares com música, as águas não muito frias e cristalinas e um ambiente juvenil. A praia que mais se destaca na cidade é a Nissi Beach, com suas águas cristalinas. Já Protaras, a 14 quilômetros de Ayia Napa, é repleta de lazer, porem não é tão badalada quanto sua vizinha. Tem bares, restaurantes e pubs que oferecem entretenimento ao vivo.
Já para quem gosta de arqueologia, precisa conhecer Curium. O lugar é ideal para conhecer os belíssimos e muito conservados mosaicos, protegidos por uma bela estrutura de madeira. Não deixe de visitar o Anfiteatro e as ruínas de alguns templos, entre eles o de Apolo – que infelizmente hoje mantem apenas restos, já que sucessivos terramotos destruíram as edificações mais altas.
Estando no Chipre, conheça também a cidade de Limassol, conhecida pela sua beleza, pelas suas praias, mas também pelos seus vinhos, os melhores, de todo o Chipre.
Outra atração encantadora e curiosa é o lugar onde a deusa Afrodite se banhava após as suas aventuras amorosas. Situado em Polis, na província de Akamas, o local reserva uma piscina natural escavada na rocha, alimentada pela água que escorre das rochas e decorada pela vegetação luxuriante que cresce em redor. É proibido o mergulho, mas, do outro lado da encosta, há uma pequena praia de cascalho e águas transparentes para se refrescar.
Como chegar
O Brasil não tem voos diretos para o Chipre. Portanto, para chegar até o destino, é preciso pegar um voo – de duração média de 16 horas – com conexão em algumas capitais europeias como Londres ou Frankfurt. O voo sai do Rio de Janeiro com destino a Lanarca, um dos aeroportos da ilha. Entre as companhias que fazem a viagem estão a Air France, Lufthansa e British Airways.
Onde ficar
Asty Hotel, Nicósia
astyhotel.com/
Crown Inn Hotel, Nicósia
crescentotels.com
Hotel Dedeman Olive Tree, Kyrenia
hotelolivetree.com
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por efesenko/ Istock