Os meses de março e abril são, tradicionalmente, reconhecidos pela tão esperada safra no Chile, época em que as uvas são colhidas para produzir vários tipos de vinhos.
Com iniciativas que ocorrem em todo o país, integradas por sua tradicional “Festa do Vinho”, o período é indicado para descobrir porque o Chile é considerado um dos principais destinos de enoturismo do mundo: a variedade de climas frescos e quentes dos seus vales e as suas terras férteis, aliadas à grande extensão de campos aptos para o cultivo da uva, permitem a produção de vinhos únicos e de primeira qualidade.
Neste meses são realizadas a colheita, que é a fase mais importante da produção do vinho e se tornou um evento muito aguardado desde o século XVI, quando começou a tradição da “Fiesta de la Uva” e da “Semana de la Uva”, marcando, também, o início do outono.
De uma deliciosa taça de vinho à pisa das uvas e à requintada gastronomia local, diferentes cidades do país esperam esta festa que, neste ano, será realizada em:
Março
- Dias 23 a 26, em Curicó
- Dia 25, em Panquehue (Santiago)
- Dias 25 e 26, em Peñaflor (Santiago)
- Dia 31, em Iquique
- Dia 31, em San Pedro de Atacama
Abril
- Dia 1, em San Pedro de Atacama
- Dias 1 e 2, em Casablanca
- Dias 8 e 9, em Protezuelo (Nuble)
- Dia 15, em Nascimento (Biobío)
- Dias 15 e 16, em Santiago
- Dia 22, em San Felipe (Valparaíso)
- Dias 28 e 29, em San Clemente (Maule)
- Dia 29, em Pumanque (O’Higgnins)
- Dias 29 e 30, em Ilha de Maipo (Santiago)
Mais informações em: chile.travel
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação