Ícone do site Qual Viagem

Chile apresenta protocolos de entrada e planos de retomada do turismo internacional

Foto por iStock / filipefrazao

O Senatur, órgão público encarregado da promoção e divulgação do desenvolvimento turístico no Chile, apresentou nesta terça-feira (1º) os protocolos atualizados de entrada de turistas no país, além das estratégias para retomar o turismo internacional, com foco, principalmente, no público brasileiro.

Em coletiva de imprensa online, a diretora Nacional da instituição, Andrea Wolleter, abordou os desafios enfrentados pelo destino, seus principais atrativos para recuperar o número de visitantes que esteve em queda nos últimos anos, em razão da pandemia e do fechamento das fronteiras, assim como os planos de divulgação e promoção do turismo chileno.

Foto por Divulgação

Segundo a executiva, hoje, para entrar no Chile, as exigências são: esquema vacinal completo com, ao menos, as duas doses, teste de PCR (com resultado negativo) 72 horas antes do embarque para o destino, Declaração Juramentada do Viajante, contratação de seguro viagem com cobertura mínima de US$ 30 mil e incluindo cobertura para COVID-19, teste PRC (gratuito) na chegada e quarentena de até 24 horas até que seja obtido o resultado negativo (prazo estimado) e monitoramento/acompanhamento obrigatório de viajante por sete dias.

Ainda em relação à pandemia, Andrea reforçou a importância da vacinação no Chile, que já alcançou mais de 92% de sua população com pelo menos duas doses e inicia, agora, o processo de reforço com sua quarta dose. “É importante que nossa população esteja protegida e que possamos proteger todos que nos visitam”, afirma.

Novo terminal deve dar início à retomada

A abertura de um novo terminal no aeroporto de Santiago, o principal portão de entrada do país para turistas estrangeiros, vem sendo aguardada com grande expectativa pelo Senatur. Previsto de ser inaugurado ainda em fevereiro de 2022, ele ampliará sua capacidade anual para 30 milhões de passageiros – em 2019, o aeroporto recebeu 24,6 milhões de pessoas, sendo 13,6 milhões em voos domésticos e 11 milhões em voos internacionais.

Motivos para visitar o Chile

Com mais de 20% do território constituído por parques nacionais, o turismo do Chile está muito associado ao turismo de natureza.

Não à toa, em 2021, foi reconhecido pela sexta vez na categoria Melhor Destino Mundial para Turismo de Aventura pelo World Travel Awards.  Além disso, o Chile é detentor do melhor ginásio natural do mundo para a realização de várias práticas esportivas como montanhismo, trekking, surf e rafting, entre outros.

Foto por IStock/ AlbertoLoyo

O destino também está consolidado para brasileiros em roteiros como Deserto do Atacama, Parque Nacional Onguillio, roteiros de gastronomia, enoturismo e astroturismo – já que possui um dos céus mais limpos do Hemisfério Sul -, além das famosas Torres del Paine, paisagem consagrada como oitava maravilha do mundo.

Para Andrea Wolleter, estes são apenas alguns dos motivos para os brasileiros voltarem a visitar o país. Para este ano, a expectativa é receber 300 mil viajantes do Brasil.  E, ao final de 2023, a perspectiva é de atingir a marca de 3,7 milhões de turistas internacionais.

Texto por: Eliria Buso com informações de agência

Foto destaque por iStock / filipefrazao

Comentários

Sair da versão mobile