Ícone do site Qual Viagem

Chicago planeja um verão repleto de música, gastronomia e festivais ao ar livre

Conhecida por seus bairros animados, culturalmente diversificados e clima de verão espetacular, Chicago é o refúgio ideal para os viajantes que desejam escapar do inverno brasileiro e aproveitar a cidade. De festivais de música a tentadores eventos culinários, celebrando a cena teatral de Chicago e espaços ao ar livre, não falta entretenimento para os visitantes. Decidindo para onde fugir dos dias de inverno brasileiro que estão por vir? Este guia vai deixar você com vontade de experimentar o melhor do verão escaldante de Chicago.

Festivais de música

O verão em Chicago significa que a beira do lago e o centro da cidade estão repletos de músicas animadas, guitarras no estilo blues, violinos, saxofones e festeiros se divertindo com a influência surpreendente de Chicago na cena musical por meio de uma série de festivais de música. Se pop, rock, house, gospel, blues ou jazz estão entre os seus favoritos, Chicago reúne o que há de melhor neste verão.

A música gospel tem raízes profundas em Chicago. A cidade ajudou a transformar o gênero, impulsionando-o para o cenário mundial. O Chicago Gospel Music Festival mantém essa tradição viva com uma celebração alegre e familiar no cenário hipnotizante do Millennium Park. O festival explora a profundidade desse gênero musical, abrangendo grupos corais tradicionais e contemporâneos, vocalistas extraordinários, duplas dinâmicas e muito mais. Este evento anual é gratuito e adequado para toda a família, tanto os visitantes quanto os moradores locais terão algumas apresentações incríveis. A programação de atos musicais deste ano inclui um grupo poderoso de grandes talentos. Todas as apresentações acontecem no Jay Pritzker Pavilion. Visite aqui para ver a programação de 2023.

Apresentação Chicago Blues Festival – Foto por: Divulgação

O anual Chicago Blues Festival é o maior festival de música da cidade. Mais de 500.000 fãs de blues se reúnem no Millennium Park e em outros locais para vários dias de apresentações – todas gratuitas e abertas ao público – apresentando alguns dos músicos mais reverenciados do gênero, juntamente com talentos locais e promissores. Uma tradição de Chicago por quase 40 anos, a programação diversificada do festival incluiu todos, de B.B. King e Buddy Guy a Etta James e Koko Taylor e além. As apresentações mostram as contribuições do gênero para soul, R&B, gospel, rock, hip-hop e muito mais. O Chicago Blues Festival apresenta uma programação repleta de shows em homenagem ao passado, presente e futuro do blues. Visite aqui para ver a programação.

Jay Pritzker Pavilion no Millenium Park – Foto por: Divulgação

A Summer Music Series apresenta concertos gratuitos ao ar livre, trazendo um amplo espectro de músicos estabelecidos e emergentes em um cenário espetacular. Os amantes da música ocupam assentos ou lugares no gramado e apreciam as vistas do alto do Jay Pritzker Pavilion e o horizonte da cidade que se ilumina quando o sol cai. Os shows apresentam artistas de vários gêneros, incluindo R&B, house, disco, jazz, pop, country, alternativa e world music. Os visitantes podem curtir seus artistas favoritos ou descobrir alguém novo. Fazer um piquenique é uma tradição – para curtir antes e durante o show. A série musical de dez partes apresenta uma grande variedade de músicas. Visite aqui para ver a programação de 2023.

A cada ano, milhares de fãs viajam de todo o mundo para conhecer o Lollapalooza em Chicago. Os sortudos o suficiente para conseguir ingressos podem experimentar os lendários atos musicais do festival, o cenário cênico à beira do lago e a atmosfera de verão imbatível tendo como pano de fundo o magnífico horizonte de Chicago. O Lollapalooza chama Chicago de lar por mais de 30 anos. Desde então, esta experiência musical à beira do lago tornou-se um dos festivais de longa data do país – para não mencionar um dos maiores e mais icônicos festivais de música do mundo.

Lollapalooza Chicago – Foto por: Divulgação

O Lollapalooza revelou uma programação poderosa para a edição de 2023, apresentando os headliners pela primeira vez Kendrick Lamar e Billie Eilish, juntamente com Red Hot Chili Peppers, ODESZA, Lana Del Rey, Karol G, que fará história como a primeira artista latina a liderar o Lolla, superestrelas britânicas The 1975 e um retorno triunfante de Tomorrow X Together. A programação deste ano também inclui apresentações altamente esperadas de Fred Again, Noah Kahan, A Boogie Wit da Hoodie, J.I.D., Maggie Rogers, Carly Rae Jepsen, Diplo, Thirty Seconds to Mars e muitos mais. A maior celebração musical do ano acontecerá no Grant Park com mais de 170 bandas, nove palcos e quatro dias inteiros de música e programação na joia da coroa de Chicago, o Grant Park. Visite Lollapalooza para mais informações e para comprar ingressos.

O mais antigo dos festivais de música gratuitos à beira do lago de Chicago possui uma programação incrivelmente diversificada, que inclui concertos gratuitos no bairro que levam ao show principal no Millennium Park e atividades adicionais em toda a cidade. O Chicago Jazz Festival faz parte da nossa programação musical de verão há mais de 40 anos. A gama de artistas que compõem o festival abrange desde lendas até influentes mestres modernos e novas vozes cruciais na evolução contínua do gênero. Visite aqui para conferir a empolgante programação apresentada em vários locais do Millennium Park.

Festivais gastronômicos

Experimente a cena gastronômica premiada de Chicago na programação dos festivais gastronômicos de verão, apresentando de tudo, desde churrasco a culinária internacional e cachorros-quentes ao estilo de Chicago. Reserve em seus calendários as datas de alguns dos maiores eventos gastronômicos ou aproveite as vibrações da festa de verão em um festival pelos bairros.

Comida do Windy City Smokeout – Foto por: Divulgação

Música country, churrasco e cerveja artesanal – é difícil pensar em uma maneira melhor de passar um fim de semana de verão em Chicago. O Smokeout combina todas essas coisas em um fim de semana lendário em Chicago. O festival ao ar livre acontece na sombra do icônico United Center, com uma programação musical impressionante com estrelas country como Zach Bryan, Darius Rucker, Like Brian e Zach Brown Band e talentos promissores. Juntamente com os artistas country mais badalados da atualidade, a programação também inclui alguns dos melhores pitmasters do mundo. Profissionais de churrasco de todo o país servirão costelas, peito, carnes defumadas e muito mais, destacando estilos de Kentucky, Nashville, Missouri e Chicago. Os fornecedores locais de churrasco incluem Bub City, Lillie’s Q e Pearl’s Southern Comfort. Combine sua escolha de carne e acompanhamentos com um copo de cerveja gelada das principais cervejarias americanas, incluindo a própria Goose Island de Chicago. Visite Windy City Smokeout para explorar a programação e comprar ingressos.

O Taste of Chicago também é um item básico do verão há mais de 40 anos. Visitantes e moradores locais estão prontos para um grande piquenique. Este ano, a extravagância gastronômica anual trará eventos pop-up de bairro e o retorno do icônico festival à beira do lago em Grant Park.

Taste Chicago – Foto por: Divulgação

Os pop-ups Taste of Chicago retornam este ano com eventos gastronômicos e musicais em três bairros de Chicago – Humboldt Park (24 de junho), Pullman Park (15 de julho) e Marquette Park (5 de agosto) – uma versão pequena do clássico festival gastronômico. Em setembro, o Taste of Chicago culminará com dezenas de experiências gastronômicas favoritas de Chicago e as melhores apresentações de música ao vivo. Visite aqui para mais detalhes.

Chicago Gourmet – Foto por: Divulgação

O Chicago Gourmet é um dos festivais gastronômicos mais ilustres do país. Todos os anos, o Chicago Gourmet celebra a diversificada cena gastronômica da cidade com uma programação dinâmica de eventos culinários que incluem os melhores chefs, comidas e bebidas da cidade. Ele traz degustações luxuosas e combinações de vinhos, conversas íntimas com chefs locais e a camaradagem de estar lado a lado com outros gourmets de Chicago e além. O sofisticado festival gastronômico hospeda uma série de eventos emocionantes, incluindo favoritos dos fãs e novas adições, no Harris Theatre Rooftop no Millennium Park. Para mais informações, visite aqui.

Os campeões de bilheteria

Chicago tem uma longa e ilustre história cinematográfica: Charlie Chaplin no Essanay Studios em 1915, clássicos dos anos 80 como Curtindo a vida adoidado e os Irmãos Cara de Pau e sucessos modernos como O Cavaleiro das Trevas. Portanto, faz sentido que nossa cidade seja palco de festivais de cinema notáveis e inovadores ao longo do ano. Aqui está apenas uma amostra dos principais festivais de cinema de Chicago.

O Chicago Critics Film Festival permite que os espectadores assistam a alguns dos filmes mais comentados do ano – antes de fazerem sua estreia comercial. A programação inclui favoritos recentes do festival e trabalhos ainda não distribuídos de uma ampla variedade de cineastas, desde vencedores de prêmios até talentosos recém-chegados. Leia tudo sobre os primeiros filmes selecionados para o festival deste ano, aqui.

Neste verão, visitantes e moradores locais assistem a exibições gratuitas de filmes ao ar livre enquanto estão cercados pelo imponente Pritzker Pavilion e pelo horizonte da cidade no coração do Millennium Park. Esta série ultrapopular será exibida às terças-feiras. Essas exibições noturnas estão sempre lotadas, portanto, chegue cedo para garantir um lugar no Great Lawn. Os convidados podem trazer cobertores, cadeiras e um piquenique para desfrutar. Veja a série de filmes de verão do Millennium Park aqui.

Não é um evento de verão, mas vale a pena mencionar o principal festival de Chicago para os aficionados por cinema. O famoso Festival Internacional de Cinema de Chicago, que existe há quase 60 anos, é o festival de cinema competitivo mais antigo da América do Norte. O renomado evento apresenta mais de 150 filmes de mais de 50 países, perguntas e respostas de cineastas, galas de tapete vermelho, homenagens, painéis e, claro, uma cerimônia de premiação.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile