Capital da província de Sichuan, no centro-sul da China, Chengdu reflete bem o que é o país hoje: uma economia que não para de crescer, com prédios e centros de compras enormes, mas que conserva as tradições de tempos passados. Com mais de 14 milhões de habitantes e uma história milenar, a cidade é um destino imperdível para quem quer explorar o interior da China, além de Pequim e Xangai.
Antes famosa pela produção de sedas bordadas a ouro e prata, Chengdu é atualmente um grande centro de negócios, atraindo investimentos de todas as partes do mundo. Não é difícil encontrar por lá arranha-céus que abrigam empresas multinacionais, famosas redes de hotéis de luxo (como Ritz-Carlton e Shangri-la) e marcas estrangeiras de roupas e acessórios (de H&M a Chanel), principalmente nos grandes shoppings – vale lembrar que os chineses gostam tanto de fazer compras quanto os americanos e nós, brasileiros. Além disso, cada vez mais companhias aéreas fazem voos para Chengdu.
Cercada por montanhas, bem plana e com ruas dispostas em padrões circulares, Chendgu tem como centro a Praça Tianfu. Por ali, já é possível encontrar lojas e pontos turísticos, além de estações de metrô. As atrações mais imperdíveis são dois bairros restaurados para lembrar como era a cidade antigamente: Jin Li e Kuan Xiangzi. O visual é o mais tradicional chinês possível: lanternas chinesas estendidas em filas, arquitetura típica de épocas passadas, templos e muito mais.
Nesses dois pequenos centros históricos, encontre também lojinhas de souvenir, casas de chá tradicionais (que tem uma grande importância na cultura de Sichuan), pequenos restaurantes e barracas de comida de rua. Quanto à culinária, vale a pena experimentar de tudo. A cozinha de Sichuan é uma das mais prestigiadas da China e mistura carnes diversas com vegetais e caldos, tudo bem temperado e com sabores picantes. Outros pontos turísticos de Chengdu incluem o templo budista de Wenshu, o chalé Du Fu e o Museu Jinsha, que guarda os vestígios de um vilarejo construído ali no século III a.C.
De volta às compras, não deixe de conferir o lado mais cosmopolita da cidade em lugares como o New Century Global Center – com 1,7 milhões m² de área, é o prédio mais largo do mundo. Ele abriga um dos maiores shoppings do planeta, que, além de centenas de lojas de grifes internacionais, oferece um parque aquático e pista de patinação no gelo.
Muitos turistas vão a Chengdu por causa dos pandas gigantes. Só existem cerca de dois mil desses animais no mundo, e muitos deles estão em reservas naturais de Sichuan. Nos limites de Chengdu, é possível visitar o Giant Panda Breeding Research Base, uma estação de pesquisa dedicada à conservação dos pandas. Dá para observá-los bem de perto entre os bambuzais.
Na província de Sichuan, além de Chengdu, vale visitar o Vale e Parque Nacional Jiuzhaigou, o Monte Emeishan e o Grande Buda de Leshan.
Como chegar
Várias empresas aéreas, como Emirates, KLM e Lufthansa, têm voos para Chengdu a partir de São Paulo, com uma ou mais escalas na Europa ou em Dubai.
Onde ficar
InterContinental Chengdu Global Center
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto