A estação mais quente do ano já está por aqui. E para aqueles que não gostam de praia, ou que gostam, mas querem diversificar os passeios, uma ótima opção é aproveitar o período em algum dos vários parques aquáticos existentes pelo país. Com atrações para todas as idades e espaços que agradam adultos e crianças, não vai faltar diversão. Confira a nossa lista!
Beach Park (Aquiraz-CE)
Um dos parques aquáticos mais famosos do país, o Beach Park se destaca na região Nordeste e se tornou importante para o turismo da região. Conta com uma estrutura de mais de 200.000 m² que engloba, além do parque aquático, três resorts, um hotel, Restaurante de Praia e a Vila Azul do Mar, um espaço de serviços e convivência.
Localizado a 17 km de Fortaleza, em uma belíssima área à beira-mar, o parque atrai turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a região. Conta com atrações variadas que atendem diferentes públicos, desde os mais radicais até crianças pequenas.
Um dos destaques é o Tobomusik, o toboágua musical inaugurado em 2021 que oferece uma experiência diferenciada: desde a fila até a queda, o visitante é acompanhado por música e luzes. São três circuitos com iluminação diferenciada para experimentar. Com 13 metros de altura, essa atração conquista adultos e crianças mais corajosas.
Para famílias com crianças pequenas, algumas opções são o Aqua Baby, o Aqua Circo, a Arca de Noé e a Correnteza Encantada, onde é possível circular por uma área do parque sendo levado em boias ou flutuando. Momento ideal para relaxar!
Outra atração bem famosa é o Maremoto, que se divide em duas piscinas de ondas, ideal para quem quer sentir o balanço simulado do mar, mas em água doce.
Para completar a oferta de serviços, recentemente o parque inaugurou um novo spa, que deve funcionar na alta temporada das 10h às 17h em frente à atração Acqua Circo, oferecendo diferentes tipos de massagens.
E se depois de se divertir e relaxar a fome bater é só recorrer a uma das oito opções de restaurantes que se espalham pelo parque e atendem os mais variados gostos em um clima descontraído e familiar.
Informações: beachpark.com.br
Hot Park (Rio Quente-GO)
Unindo diversão e adrenalina em um clima familiar há 25 anos, o Hot Park localiza-se no município do Rio Quente, em Goiás e atrai os visitantes com suas águas naturalmente quentes. A região, aliás, é considerada a maior estância hidrotermal do planeta.
Anualmente, o Hot Park recebe mais de 1,5 milhão de visitantes, sendo o terceiro parque aquático mais visitado da América do Sul. Recentemente reconhecido pelo Tripadvisor Traveler’s Choice 2022 como o “6º melhor parque de diversão do mundo”, o Hot Park possui atrações emocionantes como o Half Pipe e o Xpirado, toboágua que conquista não só pela adrenalina da descida, mas pelo cenário assustador cuidadosamente construído que remete à uma vila de pescadores abandonada.
Já no Acqua River, as crianças a partir de 1,20m podem se divertir em algum dos três toboáguas disponíveis. Outra pedida para famílias com crianças é o brinquedão Hotibum, que une toboáguas para os pequenos e atrações interativas, e o Lazy River.
O parque conta ainda com a Praia do Cerrado, maior praia de águas quentes naturais do mundo com uma piscina com ondas que chegam até 1,2 metros.
Recentemente o Hot Park inaugurou mais uma atração: o Turbilhados, que consiste em uma descida radical com boias para até quatro pessoas por dois toboáguas, um deles com uma manobra inédita no Brasil, a Flying Saucer 45. A atração tem capacidade para atender 1.600 pessoas por hora.
Para aproveitar bem o espaço é possível se hospedar em um dos hotéis do Rio Quente Resorts.
Informações: rioquente.com.br/hot-park
diRoma Acqua Park (Caldas Novas-GO)
Outra atração imperdível na região é o diRoma Acqua Park. Responsável por atrair cerca de 700 mil visitantes por ano à cidade, o parque concentra 30 atrações em quase 60 mil m².
Dividido em quatro grandes áreas, sendo que duas delas – o Kids Park e a Slide – concentram a maior quantidade de brinquedos para crianças entre 0 a 10 anos. Algumas atrações que mais fazem sucesso entre os visitante são o Navio Pirata, o Rio Lento que cruza o Vulcão, os toboáguas Twister, Free Fall, Kamikase e Rocket Slide 1 e 2, ideais para aqueles que procuram a adrenalina da sensação de queda livre e em alta velocidade que podem durar de 4 a 8 segundos.
O Slide foi projetado e construído numa área de 4.600 m² com brinquedos para pequenos e mais atrações para adultos, ou para quem já atinge a estatura permitida de 1,20m de altura. Dentre os destaques dessa área estão o Surf Hill (com descida em tapetes), o Space Flight, a descida em boias individuais ou em duplas e Red Tunnel, as cápsulas que caem em estilo queda livre, oito piscinas (sendo quatro delas infantis com brinquedos aquáticos) e opções para relaxar, como bar molhado.
O Acqua Park Splash tem ainda o Kids Park, com o Vulcão, Mini Gruta, Rio Lento. E mais atrações radicais: a emoção fica por conta do trio Twister, Free Fall e Kamikase, tobogãs para descida em sensação de queda livre em ângulo de quase 90°. A Piscina de Ondas chama atenção pelo tamanho, é a maior da cidade, e as piscinas para relaxar são cenários para outros momentos em família.
O espaço tem ainda diversas opções para alimentação na lanchonete, hamburgueria e ponto de açaí e compras na boutique.
Informações: diroma.com.br/diroma-acqua-park
Wet’n Wild (Itupeva-SP)
Completando 25 anos em 2023, o Wet’n Wild vem se destacando pela qualidade dos atrativos e por estar próximo a capital paulista, no município de Itupeva. Vizinho do parque temático Hopi Hari e do Shopping SerrAzul, a região ambiciona se tornar a Orlando brasileira com suas variadas atrações.
O Wet’n Wild é mais um dos parques da nossa lista que merece a visita. Conta com uma área total de 160 mil m2, com capacidade para receber 12 mil pessoas por dia. São 25 atrações que contemplam todas as idades em uma área de mata nativa que possui, inclusive, um lago natural.
Dentre os atrativos podemos destacar os mais radicais, como o Meteor, considerado o tobogã com capsula mais alto do mundo, onde é possível simular uma queda livre a 40 metros de altura atingindo uma velocidade de 100 km/h. Haja coração!
Depois de passar por essa experiência, o visitante vai ter facilidade de encarar o Vortex (uma boia para quatro pessoas que desce de uma altura de 24 metros), o Crazy Drop (estilo half-pipe), o Water Bomb (três tobogãs que partem de uma altura de 7 metros) e o Space Bowl (onde o visitante passa por um redemoinho antes de cair na piscina).
Os pequenos vão se encantar com a Ilha Misteriosa do Cascão, baseada no personagem de Maurício de Souza. A atração está localizada na Hot Land e conta com tobogãs, duchas, chuveiros, quedas d’água, balanços, cones basculantes, e mangueiras de esguicho. Outro espaço ideal para eles é a Kid’s Lagoon.
Para momentos em família, o Lazy River diverte e relaxa quem desliza por suas águas com ou sem boia, e a Wave Laggon simula uma praia com cinco tipos de ondas.
No lago natural é possível praticar atividades como pedalinho e caiaque. Esta atração é paga à parte.
Informações: wetnwild.com.br
Hot Beach (Olímpia-SP)
Nos últimos tempos, Olímpia tem se tornado destino queridinho dos turistas brasileiros com a inauguração de novas atrações. Com cinco anos de existência, o Hot Beach Olímpia é um dos dez parques aquáticos mais visitados da América Latina, e possui diversão para toda a família, incluindo praia com piscina de ondas, ampla faixa de areia e coqueiral, e resorts premiados (Hot Beach Resort , Celebration Resort, Thermas Park Resort & Spa e Hot Beach Suites).
Desde julho do ano passado, também passou a fazer parte das propriedades a Vila Guarani, um centro de entretenimento, gastronomia e compras.
Dentre os atrativos do parque, além da praia artificial, podemos destacar a área Kids, com escorregadores infantis, arcos de onde jorram jatos de água, ilha de água quente, pequeno rio lento, fontes de água que brotam do chão e piscinas rasas, balanços molhados e mini escorregadores. Ao lado da área kids fica a piscina com baldes gigantes suspensos que, quando cheios, derramam água em quem está embaixo.
Para o público maior, o destaque são os quatro tobogãs, com diferentes descidas e o Hot Pipe, que se assemelha a uma pista de skate em U na qual se desce em boia dupla. O Ebaaa River é o rio lento, perfeito para quem quer descansar deslizando ao sabor da correnteza.
Recentemente o Hot Beach inaugurou uma nova área intitulada Oásis, que conta com três piscinas, solário, cascata, bangalôs, bar molhado, e um barco que funciona como área instagramável.
Para esse ano estão previstas mais novidades: a instalação de uma super tirolesa, com 280 metros de comprimento e 20 metros de altura e descida dupla e a ampliação da área kids, com novidades como a duplicação do Rio Lento infantil, spray park e duas novas atrações para pais e filhos.
Informações: hotbeach.com.br
Thermas dos Laranjais (Olímpia-SP)
Também em Olímpia, o Thermas dos Laranjais completou 35 anos em novembro e é o parque aquático mais visitado da América Latina. Também é o primeiro parque aquático do Brasil a aderir ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo.
Inaugurado em 1987, foi criado a partir da descoberta do Aquífero Guarani, que emanava águas termais. Começou como clube e foi, aos poucos, se transformando no que é hoje, ajudando a atrair hotéis e resorts para a cidade e transformando Olímpia em um dos principais destinos de férias do Brasil.
O Thermas conta atualmente com mais de 55 atrações, algumas inéditas no país, como a Montanha-Russa Aquática, Pista de Surf Aquática, Surf 180º Aquática, Rio Selvagem (primeiro rio rápido em um parque aquático no mundo) e complexo de toboáguas Lendário. Conta ainda com duas praias artificiais, piscinas de surfe, sonolência (piscina com espreguiçadeiras) e ressurgência (piscina com areia em que a pessoa não afunda), rio de correnteza, área kids e parque infantil, entre outras, abastecidas por águas quentes naturais.
Além das atrações aquáticas, o parque preserva uma fazendinha de 1.600 m² que abriga cerca de 30 animais, entre aves, caprinos e ovinos, todos dóceis e recebendo cuidados especiais para que possam interagir com os turistas.
Com o intuito de continuar expandindo a oferta de atrações, o parque finalizou a aquisição de uma área anexa de mais de 1 milhão de m². Para 2024 já está prevista a inauguração do Nações, formado por dois super toboáguas, partindo de uma torre de 33 metros de altura. A descida será feita usando boias com até seis pessoas por vez.
Informações: termas.com.br
Thermas da Mata (Cotia-SP)
Localizado no município de Cotia, a apenas 30 minutos da capital paulista, o parque aquático Thermas da Mata ocupa uma área de 200 mil metros quadrados cercada de natureza e com diversas atrações para o lazer de adultos e crianças.
A Praia da Mata, com piscina de ondas e areia de verdade, chama a atenção logo na entrada. A área conta com quiosques, bar pé na areia, Beach Club (área vip), cabanas, e espreguiçadeiras.
Na Beach Kids, as crianças se divertem no colorido brinquedão AcquaBOOM, que tem escorregadores, balde gigante e pistolas de água (que os pequenos miram alegremente em quem passa embaixo). Essa área é rasinha e rodeada de mesas com cadeiras, de forma que os pais podem acompanhar tranquilamente a movimentação dos filhos. O espaço possui ainda uma cenografia de uma pequena caverna cercada por uma cachoeira. Local perfeito para ativar a imaginação das crianças, que se sentem exploradores aquáticos enquanto os adultos se divertem embaixo da queda d’água.
Ali perto localizam-se duas atrações mais radicais: os toboáguas Cyclone e Space Music. No primeiro, os visitantes descem uma das cinco pistas numa espécie de corrida aquática. Já o Space Music carrega uma característica especial: é o segundo toboágua musical da América Latina, reunindo música e efeitos visuais à medida em que o visitante faz as curvas em sua descida.
Outra área de destaque é o Hot Island, que possui uma piscina de águas quentes e cascata. Ali também se localizam ofurôs cujas águas ficam em 36ºC, um dos espaços mais concorridos do parque.
Quem gosta de adrenalina pode ainda curtir a experiência de percorrer 400 metros pelos ares, sobrevoando o parque na tirolesa. A vista com certeza é imperdível!
Informações: thermasdamata.com.br
Castelo Park Aquático (Cesário Lange-SP)
Localizado a apenas 150km de São Paulo, o parque é referência de lazer na região e possui variadas atrações para agradar todos os perfis de visitantes.
Dentre os brinquedos mais radicais, podemos destacar o Acelerado, um toboágua que parte de uma plataforma de oito andares, além de outros dois toboáguas fechados que ficam na mesma torre, porém mais abaixo, e descem em espiral. O Half Pipe, com seus 12 metros de altura, se assemelha a uma rampa de skate gigante, onde o visitante sobe e desce em boias duplas ou individuais.
Outra atração divertida que garante boas risadas é o Decolando, que consiste em seis pistas de 14 metros de altura posicionadas lado a lado, onde dá até para apostar uma corrida com os amigos. A descida é feita de frente, com um tapete especial.
Para os pequenos, o Castelo Kids é a melhor pedida. Trata-se de um mini parque aquático que tem um castelo como cenário, e é composto por quatro toboáguas infantis, uma piscina rasinha, muitos jatos d’água e um balde de 1.500 litros na forma do mascote do parque. A piscina infantil é climatizada, com água a 26ºC.
Inspirado nas termas romanas, o Coliseu Quente tem uma piscina coberta e aquecida a aproximadamente 30ºC. Vale destacar que as águas que abastecem o Castelo Park Aquático são sulfurosas, com poder terapêutico.
O espaço conta ainda com Rio Lento, piscina de ondas e praia artificial com um cenário tropical que vai fazer você se sentir no litoral. A Praia do Arrecife tem uma piscina de água salgada e climatizada a cerca de 30ºC, simulando a água natural do mar.
Informações: casteloparkaquatico.com.br
Thermas Acqualinda (Andradina-SP)
Localizado na Cidade de Andradina, interior de São Paulo, o Thermas Acqualinda foi inaugurado há pouco mais de seis meses e faz parte de um ambicioso projeto para a região, que engloba também a construção do Parque dos Dinossauros, do Wakanda Resort e do Riviera de Grand Lagoon – Vilas do Mediterrâneo, que conta com uma imensa lagoa azul de 30.000 metros quadrados e 27 torres com 2.000 apartamentos para vendas em modelos fracionados.
O Thermas Acqualinda é um dos maiores parques temáticos da América Latina e carrega características únicas, como ser o primeiro temático aquático do Brasil. Possui o maior Rio Lento do país (1km de extensão), uma imensa área kids, além de um vulcão de 50 metros de altura que fará erupções a cada 15 minutos.
Um diferencial do parque é que ele é 100% acessível para pessoas com espectro autista, disponibilizando placas com indicadores sensoriais em todas as atrações, quiet room, equipamentos de desaceleração emocional e equipe totalmente treinada para atender esse público.
O parque conta com mais de 20 atrações, desde as mais radicais, como toboáguas e o pêndulo (que faz o movimento de half-pipe), às familiares como a Praia do Vulcão, Rio Lento, Acqua Kids e Acqua Baby (áreas dedicadas aos pequenos visitantes).
Na hora da fome é possível desfrutar de uma grande variedade de alimentos e bebidas com restaurantes personalizados e várias opções de culinária espalhados pelo espaço. Fazem parte da infraestrutura também áreas vips e de descanso, como bangalôs, áreas verdes de sombra, guarda sol e pergolados.
Informações: thermasacqualinda.com.br
Araucária Acqua Park (Araucária-PR)
O sul do país também abriga parques aquáticos bem estruturados e repletos de atrações. Dentre as opções presentes nessa região podemos destacar o Araucária Acqua Park, que foi construído numa ampla área com 240 mil metros quadrados.
Distante cerca de 30 minutos do centro de Curitiba, o lazer é garantido para os visitantes, com atrações classificadas em kids, família e radicais.
O complexo aquático é formado por uma fantástica piscina de ondas, a primeira do sul do Brasil; o diferenciado Acqua Cobra, onde os visitantes descem sobre boias por entre os dentes afiados de uma Naja cenográfica; o Tobo Cobra, toboágua cheio de curvas que simula o corpo de uma serpente; o Kamikaze, duas descidas radicais com 17 metros de altura; o Rio Lento, onde as pessoas deslizam suavemente sobre boias que são impulsionadas por jatos d’água, simulando uma fraca correnteza.
Para a criançada, a piscina temática da baleia com playground aquático é a melhor pedida. Outro brinquedo que faz sucesso com essa faixa etária é o Balde Maluko.
O parque possui ainda duas piscinas esportivas para a prática do biribol e piscina do caracol, além da Rampa Loka, uma descida divertida com seus amigos.
Para completar a estrutura, o Araucária Acqua Park conta ainda com vestiários, fraldário, loja de conveniências, sorveteria, bares, lanchonetes, bar molhado, restaurante de eventos para mais de 1500 pessoas e churrasqueiras.
Informações: araucariapark.com.br
Acqua Lokos (Capão da Canoa-RS)
Outro parque de destaque na região sul do Brasil é o Acqua Lokos, localizado no município Capão da Canoa, litoral norte do estado, a pouco mais de 150 km de Porto Alegre. Lugar ideal para passear com a família e amigos, o parque se destaca pelas atrações e pela gastronomia diversificada, além de estar cercado pela natureza em uma área que compreende 35 hectares.
Com mais de 25 anos de existência, o Acqua Lokos conquista um perfil de público variado, atraindo turistas do Brasil e de países vizinhos.
As atrações ficam distribuídas em cinco áreas: Aquática Verão, Coberta, Aquática Pocket, Diversão e Fazenda. São piscinas adultas e infantis, área coberta com água levemente aquecida, diversos brinquedos aquáticos para toda a família, além das três montanhas russas, roda gigante, passeio a cavalo e de charrete, trenzinho, animais da fazenda para conhecer e shows culturais.
É possível também usufruir de atrações pagas à parte, como o passeio na Casa do Terror, esportes de aventura com a Arena Wood (paintball, tiro ao alvo e quadriciclo) e com a Elite Radical (escalada, arvorismo e tirolesa), além do kart com o Velopark.
Se a fome chegar, basta recorrer a algum dos diversos espaços gastronômicos que estão espalhados pelo parque, com opções de lanches, bebidas e refeições, com delícias para todos os gostos.
Quem vem de longe pode se hospedar no Hotel Acqua Lokos, que conta com recreação exclusiva durante o verão. Os hóspedes também podem participar do Passeio Eco Histórico, que é uma trilha guiada pela Mata Atlântica, conhecendo as histórias da região, além dos animais e da vegetação da mata nativa.
Informações: acqualokos.com.br
Texto por: Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação Thermas Acqualinda