Bamberg é a terra da cerveja defumada e seu título se deve a forte cultura a bebida, em especial a marca Rauchbier. Localizada na região da Francônia, no estado da Baviera, a cerca de 240 km de Munique, é perfeita tanto para um bate e volta, quanto para uma estadia repleta de surpresas.
Se você estiver na capital e quiser conhecer a cidade, a melhor opção é pela ferrovia, em um adorável passeio de trem com duração de duas horas, contemplando os belos cenários do país e a cultura alemã. Ao chegar no destino, você vai se deparar com uma típica cidadezinha de janelas floridas e muita história – além de cerveja.
Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1993, a cidade também tem destaque na história, que teve seus primeiros registros no ano de 902, quando era habitada por monges beneditinos, assim como em Munique. A influência católica também é bem forte na cidade, com igrejas, uma catedral, mosteiros e conventos. Todos possuem belas arquiteturas e é quase impossível não parar um tempinho para admirá-los.
Após conhecer um pouco da história, vá passear no centro histórico, conhecido como “pequena Veneza” – isso por causa do canais e pontes. As pontes são muito conhecidas por lá, já que são os usados como ponto de encontro de jovens. Há também um Palácio Imperial, a residência da corte, o mosteiro de St. Michael e, partindo para refúgio dos adoradores e apreciadores da cerveja, os turistas terão a oportunidade e privilegio de estarem passeando em uma cidade que abriga mais de 300 cervejarias, desde as mais pequenas, até as maiores. Almoce por lá e tenha o prazer em saborear uma típica comida com uma típica bebida, ou marca, local. Cada estabelecimento irá te surpreender com uma nova marca e um novo sabor.
Entre as mais conhecidas estão Schlenkerla, Maltaria Weyermann Craft Beer Fan Shop, Brauerei Fassla, Mahr’s Brau, Aecht Schenkerla Rauchbier Marzen, Klosterbrau, Spezial Keller e Café Abseits. Para quem quiser aprender um pouco sobre a Francônia e suas cervejas, visite o Museu Francônio da Cerveja – a visita vale apena.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / SimonDannhauer