Ícone do site Qual Viagem

Cervejarias são atração turística em Joinville

Visitar as cervejarias de Joinville é um das boas opções turísticas na cidade, nacionalmente reconhecida pela produção de cervejas artesanais e especiais há 170 anos. A tradição remonta a 1852, quando o suíço Albrecht Gabriel Schmalz fundou a Cervejaria Schmalz na antiga Colônia Dona Francisca, convenientemente localizada à beira do rio Mathias, o que facilitava o acesso à água necessária no processo de fabricação.

As águas cristalinas, pelo grau de pureza, deram fama às cervejas produzidas localmente. Pouca gente sabe, por exemplo, que até ser desativada, em 1999, a Antarctica manteve na cidade uma de suas atividades cervejeiras por 51 anos, a primeira fora do conceito artesanal. Na época, com outras fábricas espalhadas pelo Brasil, as tampinhas eram identificadas com a localidade, o que deu a Joinville o reconhecimento nacional como boa produtora de cervejas.

Cervejaria Bierval – A visita é guiada pelo Val, dono e mestre cervejeiro da Bierval. Ele recebe os visitantes e apresenta a estrutura, processos e insumos da produção, trazendo detalhes únicos, além da degustação de quatro estilos de chope. A visita dura cerca de 1h30.

Cervejaria Monte Crista – Ao pé da serra do mar, a cervejaria leva o nome de um dos picos mais famosos da região. A visita guiada e a degustação no bar duram cerca de 1h30, incluindo as dependências da fábrica e apresentação dos processos produtivos. Ao final, é possível degustar as cervejas produzidas com água pura e pH ideal direto de nascentes da região, sem adição de conservantes.

Mais informações em: visitejoinville.com.br/cervejarias

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile