No dia que a cidade de Bariloche acordou com o céu totalmente ensolarado e um acúmulo de neve histórica com mais de dois metros no topo das montanhas, os esquiadores da cidade de Bariloche puderam desfrutaram de um dia histórico: a reabertura do Cerro Catedral para os moradores da cidade, mediante a aquisição de passe, fornecido sob os rígidos protocolos especialmente desenvolvidos pela pandemia do COVID-19.
A montanha abriu logo cedo na manhã dea última quinta-feira (23), com os termômetros marcando uma sensação térmica de -12ºC e sol pleno. O afluxo de público na primeira hora foi constante. Muitos moradores já tinham seus passes de temporada estavam ansiosos pela reabertura das pistas. A abertura do Cerro Catedral é gradual somente para moradores da cidade e mediante apresentação do passe, adquirido com antecedência, uma vez que as bilheterias não estarão abertas.
Os estabelecimentos gastronômicos que ficam dentro da montanha estarão abertos, mas apenas na modalidade “take away”, que o morador faz o pedido e retira para comer em casa, já que nenhum comércio na base poderá ter mesas ou lanchonetes dentro.
As autoridades indicaram que será dado um foco especial às medidas de segurança para questões climáticas e meteorológicas, restringindo a abertura quando houver tempestade ou vento forte.
Protocolos de saúde
A empresa de concessão Catedral Alta Patagônia informou que é obrigatório usar a máscara o tempo todo e manter uma distância de dois metros entre uma pessoa e outra.
Sempre que os esquiadores tiram as luvas, devem lavar as mãos com água e sabão, haverá álcool gel em todas as dependências da colina. Nos meios de elevação, o uso da máscara, luvas e óculos é obrigatório durante toda a subida e todas as superfícies são higienizadas regularmente pela equipe do Cerro.
Para mais informações barilocheturismo.gob.ar
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação