Além de grandes obras religiosas, algumas catedrais são testemunhas de transformações de diversas naturezas ocorridas ao longo dos séculos. Conheça 12 incríveis catedrais pelo mundo, cuja construção também aguçam a sensibilidade de seus visitantes.
Templo Expiatório da Sagrada Família
O monumento mais visitado de toda a Espanha ainda está inacabado. O Templo Expiatório da Sagrada Família começou a ser construído em 1882. Considerado como grande símbolo de Barcelona, a direção do projeto foi assumida um ano depois por Antoni Gaudí, expoente da arquitetura modernista catalã. Considerada por muitos como a obra-prima de Gaudi, a catedral tem grandes dimensões, torres altas, arquitetura e escultura carregadas de simbologia religiosa.
Duomo
A construção da catedral de Duomo, em Milão, na Itália, começou em 1386 e durou mais de 400 anos para ser concluída. Dedicada a Santa Maria Nascente, a obra foi toda feita em mármore branco-rosa de Candoglia. Internamente, a construção, considerada a quarta maior em dimensão na Europa, possui cinco naves divididas por 52 colunas de 24 metros de altura. Os vitrais da catedral contam histórias de santos e profetas. As várias capelas laterais guardam sarcófagos de mármore de famílias nobres milanesas. Dentre eles, o de São Bartolomeu dissecado, segurando a própria pele como um manto, a cripta de São Carlos Borromeo e uma pequena sala dos tesouros do Duomo.
Notre Dame
A história da bela Catedral de Notre Dame começa em 1163, na pequena ilha Île de la Cité e demorou quase dois séculos para ser concluída. A catedral comporta, em seus 130 metros de comprimento, 48 de largura e 35 de altura, cerca de seis mil pessoas. Colunas altas e arcos de sustentação dos Além de sua inconfundível arquitetura gótica francesa, estilo que a transformou em referência do catolicismo parisiense, a catedral de Notre Dame guarda nas salas da sacristia relíquias da igreja, objetos litúrgicos, peças da ourivesaria, decorações neogóticas e mobiliários. No relicário, a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo é exibida aos visitantes na primeira sexta-feira de cada mês. Notre Dame recebe cerca de 13 milhões de turistas por ano.
La Giralda
Também conhecida como a catedral de Santa Maria da Sede, a construção da Catedral La Giralda, em Sevilha, teve início em 1401. No interior da porta sul (La Puerta de los Príncipes) está a tumba de Cristóvão Colombo. A Catedral de Sevilha foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1987.
Basílica de Nossa Senhora Aparecida
Também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a basílica de Nossa Senhora de Aparecida é um templo religioso católico localizado em Aparecida, no eixo Rio – São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás apenas a Basílica de São Pedro, no Vaticano.O templo religioso dedicado à Maria, mãe de Jesus, localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a “Passarela da Fé”, que liga a basílica atual à antiga, ambas abertas á visitação.
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro é o maior e o mais importante edifício religioso do catolicismo, além de ser um dos locais mais visitados do cristianismo. A construção tem área de 23 mil metros quadrados e capacidade para mais de 60 mil pessoas. Localizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, a Basílica tem enorme fachada de 114 metros de largura e 47 de altura e o adorno de 340 estátuas. A área interior mede 22.000 metros quadrados e capacidade de vinte mil pessoas. Em seu interior há 45 altares, 11 capelas e algumas das mais importantes obras de arte do mundo. Consagrada em 1626, a maior parte de sua decoração interna foi criada por Bernini, que ajudou também na construção da Praça de São Pedro (1656-1667) com sua fantástica colunata.
Santuário de Fátima
Localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima, em Portugal, o Santuário de Fátima recebeu, nas 9.948 celebrações em 2015, aproximadamente 6,7 milhões de participantes. A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neobarroco e em 1954 recebeu do Papa Pio XII o título de Basílica Menor. O edifício, de 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região. Os altares são de mármore e à frente da basílica do Rosário foi instalada uma grande tribuna, com altar, presidência, e bancos para os co-celebrantes. A torre sineira, de 65 m de altura, tem 62 sinos (o maior pesa três toneladas e o badalo, 90 kg). No alto da torre, uma coroa de bronze de sete toneladas.
Hagia Sofia
Um dos maiores monumentos da cidade, a catedral está localizada no centro histórico de Sultanahmet – a parte mais antiga de Istambul, na Turquia, no coração da antiga cidade de Bizâncio e do Império Otomano. O monumento atrai milhares de turistas diariamente por sua beleza arquitetônica sua rica história. Construída pelo Imperador Justiniano, em 537, era considerada a maior igreja do período Bizantino, onde aconteciam as coroações de seus imperadores. Convertida em mesquita no ano de 1453, pelos Otomanos, Atatürk, fundador da República da Turquia, em 1935, transformou a Igreja Santa Sofia em museu.
Catedral do Sangue Derramado
Mistura de arquitetura barroca e neoclássica, a Catedral do Sangue Derramado é um dos cartões postais de São Petersburgo. Toda colorida, a obra foi construída em memória à Alexandre II, assassinado no local da Igreja, em 1881, por um terrorista que jogou uma bomba na carruagem do czar. O estilo pseudo-russo foi escolhido de forma a se destacar do resto da arquitetura européia de São Petersburgo e lembrar a todos do assassinato e da tristeza da Rússia. A catedral levou 20 anos para ser construída, apesar de nunca ter se tornado uma igreja pública.
Basílica de Santa Maria del Fiore
De fundamental importância para a história da arquitetura, a notável Basílica de Santa Maria del Fiore, em Florença, na Itália, é mundialmente famosa pela sua monumental cúpula – projeto do arquiteto renascentista Brunelleschi, concluída em 1436, e pelo campanário, de Giotto, uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana. A obra arquitetônica é o registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos 13 e 14. A basílica possui 153 metros de comprimento e 90 metros de largura no transepto, enquanto o tambor da cúpula alcança 54 metros. A construção iniciou-se em 1296.
Catedral de São Basílio
A Catedral de São Basílio é um dos grandes símbolos arquitetônicos da Rússia. Situada no centro histórico de Moscou, na Praça Vermelha, e ao lado do Kremlin – sede do governo russo, catedral passou ao longo dos séculos por reformas, ampliações, incêndio e restaurações. Suas nove torres, em estilo gótico russo, são cilíndricas e recebem uma cúpula cônica. Ao redor da torre central há outras quatro cúpulas tipo cebolas, orienta – das pelos pontos cardeais. O conjunto arquitetônico possui ainda dois anexos que abrigam os restos mortais de São Basílio, santo ortodoxo que marcou a Rússia por sua conduta honesta e justa, o que causou comoção ao rei temido pelo povo.
Catedral de Saint Patrick
Sede da Arquidiocese Católica de Nova York, a St. Patrick’s Cathedral se tornou Marco Histórico Nacional desde o ano de 1976. Em 2012, a igreja passou por um amplo processo de restauração que durou cerca de três anos e custou aproximadamente US$ 175 milhões. O restauro envolveu mais de três mil painéis e os 75 vitrais em seu interior. O desenho do altar, feito pela Tiffany, é decorado com um belíssimo quadro de Nossa Senhora de Guadalupe. Seus grandes portões pesam mais de 8 toneladas e são capazes de demonstrar a grandiosidade e imponência do local. A catedral tem capacidade para até 2.000 pessoas e recebe por ano mais de cinco milhões de turistas.