Ícone do site Qual Viagem

Castelo Garcia D’avila é atração em Mata de São João (BA)

rmnunes via Istock

No município de Mata de São João, na Bahia, fica a sede do que um dia foi o maior latifúndio do mundo. Erguido em 1551 com características medievais no alto de Tatuapara, o Castelo Garcia D’avila, tombado pelo IPHAN em 1937, está inserido no Parque Histórico e Cultural. A construção é do filho de Tomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil, Garcia D’Ávila.

Considerada a primeira edificação militar portuguesa construída no Brasil, o Castelo Garcia d´Ávila teve suas ruínas transformadas em um misto interessante de museu e parque. Erguida em 1549, a construção tem como atrativo um complexo que compreende as ruínas da Casa da Torre (Castelo Garcia D’Ávila) e a área em seu entorno, um sítio arqueológico e um Centro de Visitação com 1.700m², formado por um amplo salão onde está exposta a maquete (modelo reduzido) do Castelo e espaços onde estão instaladas salas para exposições históricas e arqueológicas, loja, salão para áudio visual, belvedere e centro administrativo.

Foto: nessaflame via Istock

A Capela de São Pedro dos Rates é a parte mais antiga da edificação do histórico Castelo Garcia D’Ávila, considerado a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. Atualmente chamada de Capela de Todos os Santos, deu origem á sede, concluída somente em 1624, em Praia do Forte. Em meados do século XIX, já se apresentava em ruínas.

Já a Torre de Garcia d’Ávila, construída em estilo medieval, era um posto de observação estratégico e recebeu o nome de Torre Singela de São Pedro de Rates. O Castelo, ou a Casa da Torre, era a sede de uma imensa sesmaria. Existia um sistema de comunicação estabelecido através de chamas no alto da Torre. Garcia d’Ávila casou-se com uma índia. Sua filha casou-se com Diogo Dias, neto de Caramuru e Paraguaçu. Dessas uniões descenderam muitos nobres baianos.

Texto por: Eliria Buso, que esteve na Bahia a convite do Grand Palladium Imbassaí

Foto destacada:  rmnunes via Istock

Comentários

Sair da versão mobile