Pense em um castelo típico de ilustrações de livros de contos de fadas. Ele existe e fica na Alemanha: é o magnífico Castelo de Hohenzollern. Localizado no sul do país, a 70 km de Stuttgart, o castelo ocupa o topo de uma colina arborizada e solitária, a cerca de 900 metros acima das terras a sua volta.
Cercado por um conjunto de muralhas, ameias e torres medievais, Hohenzollern tem toda uma aparência de castelo medieval. Porém, foi construído bem mais tarde, no século XIX. Frederico Guilherme IV, coroado rei da Prússia, quis reerguer um novo castelo onde estavam as ruínas e muralhas antigas de seus antepassados. Para isso, escolheu o estilo gótico medieval e se inspirou em construções da França e da Inglaterra.
O castelo ficou pronto em 1867, com mais de uma centena de cômodos repletos de pinturas, retratos, peças folheadas a ouro, joias da realeza e muito mais. Vale conferir de perto a biblioteca, a sala com a árvore genealógica dos Hohenzollern e os aposentos do rei e da rainha.
O ingresso para visitar o exterior e o interior do castelo custa 12 euros (adulto). A visita aos cômodos é geralmente feita com um tour guiado. Não é preciso subir a colina a pé. Há um ônibus que leva os visitantes do estacionamento ao castelo.
Mais informações em: germany.travel e burg-hohenzollern.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / bluejayphoto